A SEGURANÇA EM SUAS MÃOS

A SEGURANÇA EM SUAS MÃOS
O DIA EM QUE A PM/RN PAROU!

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Maj fala sobre a segurança de Presidio de Alcaçus


Major lamenta PM não ter mapeamento dos túneis de Alcaçuz

Para o comandante da Companhia de Guarda, o mapeamento auxiliaria a segurança e os policiais ficariam mais atentos nas áreas críticas.


Em entrevista a equipe de reportagem do portalNominuto.com, na manhã desta terça-feira (10), o comandante da Companhia Independente de Guarda da Polícia Militar, major Castelo Branco, lamentou não ter um mapeamento dos túneis já escavados na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta.

“Pela experiência, a Coordenadoria de Administração Penitenciária e a própria administração de Alcaçuz sabem onde foram escavados os túneis, mas essa informação ainda não foi repassada para a CIGda. Se nós tivessemos esse mapeamento, o policial que estivesse em um ponto crítico ficaria muito mais atento” lamentou o major.

Castelo Branco ainda rebateu as críticas feitas por alguns jornais locais de que apenas três das nove guaritas de Alcaçuz estariam sendo guarnecidas por policiais militares, e isso estaria facilitando as fugas de detentos.

“Isso foi uma falha na informação de quem repassou para a imprensa, porque mesmo com a pequena deficiência que nós temos por causa do período de férias e por motivo de doenças, nós sempre ativamos no mínimo seis guaritas e quando ficamos com apenas cinco, remanejamos policiais de outros postos da Companhia de Guardas”, disse.



Tiago Medeiros/Nominuto.com
Fachada do prédio da Companhia Independente de Guarda da Polícia Militar.

O oficial enfatizou que todos os policiais que fazem a segurança na Penitenciária de Alcaçuz estão equipados com coletes e equipamentos de comunicações novos e armados com fuzis de calibre 5,56mm e 7,62mm, semelhante ao utilizado pelas Forças Armadas.

“Não temos problemas de equipamentos na Companhia de Guardas. Tivemos uma deficiência de rádios de comunicação, mas em novembro para dezembro passado o Comando da Polícia Militar adquiriu dez novos rádios. Em todas as guaritas que são ativadas, os policiais estão com o devido rádio e equipamento”, garantiu o major.

FONTE: nominuto

Nenhum comentário: