A SEGURANÇA EM SUAS MÃOS

A SEGURANÇA EM SUAS MÃOS
O DIA EM QUE A PM/RN PAROU!

sábado, 11 de fevereiro de 2012

fim da greve da PM baiana


Acaba greve dos PMs na Bahia

Em assembleia realizada no fim da tarde deste sábado (11), policiais militares decidiram encerrar a paralisação que já completava 12 dias.




Em assembleia realizada no fim da tarde deste sábado (11), policiais militares decidiram encerrar a greve na Bahia, que já completava 12 dias. 

A desarticulação total do movimento acontece a cinco dias do início do carnaval de Salvador. 

O grupo que participou do encontro havia insistido na manutenção da greve mesmo após desocupação da Assembleia Legislativa e da convocação oficial do governo do estado para o retorno imediato ao trabalho.

nota da força sindical apoia movimentos de policiais


Força Sindical emite nota oficial sobre a greve dos policiais


Nota oficial sobre a greve dos policiais


A hora é de negociação. Criminalizar a luta dos policiais e bombeiros é apostar na crise e no caos!

O posicionamento do governo federal e dos governos dos Estados da Bahia e do Rio de Janeiro, frente às greves e às reivindicações dos policiais militares, civis e bombeiros efetivamente não colabora com a solução deste grave problema nacional, que é o descaso já histórico com que estes e vários outros entes da Federação dedicam às condições de vida e trabalho dos servidores das forças de segurança e dos bombeiros.

Criminalizar as mobilizações, prender lideranças e instrumentalizar estatísticas e os meios de comunicação para tentar colocar a população contra os servidores que lutam pelos seus direitos é o caminho mais rápido para complicar ainda mais a situação que já é crítica, pois como todos sabemos, as corporações são unidas e reagem ampliando a solidariedade, inclusive a Estados e categorias antes alheias ao movimento.
Assim sendo, a Força Sindical demanda imediata retomada das negociações com as lideranças representativas dos policiais militares, civis e bombeiros, e o atendimento de suas justas reivindicações, além da imediata libertação e anistia dos presos.

Conclamamos o Congresso Nacional a acelerar a tramitação e aprovação da PEC 300, instrumento fundamental para recuperar os salários destas corporações e garantir a paz social pela via da promoção das carreiras dos servidores da segurança pública.

Paulo Pereira da Silva
Presidente da Força Sindical

PC abandona greve no rio


Polícia Civil abandona greve no Rio; Policiais Militares e Bombeiros mantêm











RIO DE JANEIRO, 11 Fev 2012 (AFP) -A Polícia Civil do Rio de Janeiro abandonou na tarde este sábado a greve que tinha convocado junto com a Polícia Militar e os bombeiros, mas estes mantiveram a paralisação, informou o titular do sindicato Francisco Chao.
"O movimento é crítico, não estamos diante de uma greve, e sim de uma crise. E falo pela Polícia Civil, não pelos Bombeiros ou pela Polícia Militar. É muito difícil falar de um movimento reivindicatório sem adesão. Por cautela e respeito, a melhor decisão é suspender", disse Chao, presidente do Sindicato da Polícia Civil e líder do movimento, em uma entrevista coletiva à imprensa.

BLOCO AMEAÇA NÃO SAIR NO CARNAVAL CARIOCA MAIS VOLTA ATRAZ



Greve da PM no Rio e desfile do Bola Preta: mais tuitados
Até às 13h44 de hoje a PM do Rio já havia prendido ao menos 23 policiais grevistas.
 A greve da PM no Rio e a confirmação do desfile do cordão do Bola Preta são destaques da tarde de sexta-feira na rede.

A greve geral iniciada ontem à noite por policiais e bombeiros no Rio colocou o hashtag (GrevePMRJ) entre os mais tuitados no microblog.

Até às 13h44 de hoje a PM do Rio já havia prendido ao menos 23 policiais grevistas.

Segundo o comando da polícia, os motivos das prisões foram a recusa em sair às ruas para trabalhar ou por incitação ao movimento.

Apesar da greve da policiais e bombeiros, o famoso bloco Bola Preta confirmou o desfile de hoje à noite no Rio e conseguiu seu lugar nos trending topics.

A direção do bloco havia ameaçado cancelar o evento durante a madrugada, mas desistiu e com o desfile está aberta a temporada dos foliões no canaval carioca.

O bloco do Cordão da Bola Preta é um dos mais tradicionais da cidade e está nas ruas há 94 anos. Para o desfile de hoje são esperadas ao menos um milhão de pessoas.

A Guarda Municipal e o 1º Batalhão da PM devem garantir a segurança dos foliões.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

greve no Rio é reprimida com prisões



Greve de PMs: 59 presos e mais de 100 indiciados no Rio


O chefe do Estado Maior Administrativo da Polícia Militar, coronel Robson Rodrigues da Silva, informou na tarde desta sexta-feira (10) que 59 policiais foram presos e mais de 100 foram indiciados por crime militar ou transgressão disciplinar de natureza grave. 
Nove dos 11 policiais considerados líderes do movimento que tiveram mandados de prisão expedidos pela Auditoria de Justiça Militar, estão entre os presos. Outros cerca de 50 estão presos administrativamente. 

criminalização dos movimentos sociais




Entidades de classe classificam prisão de policiais militares de criminalização dos movimentos sociais


Natal, 10 de fevereiro de 2012 – Criminalização dos movimentos sociais, assim foram classificados os mandados de prisão expedidos para os líderes do movimento grevista dos policiais militares da Bahia, entre eles o Cabo Jeoás. A opinião generalizada foi expressa hoje durante um ato, realizado pelas entidades de classe potiguares, em favor da mobilização dos policiais militares. 

Durante o ato foi distribuída uma nota de apoio elaborada pelas diversas entidades de classe que participaram da caminhada que se iniciou no Viaduto do Baldo e seguiu pela Avenida Rio Branco até o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. Além de se solidarizar com o Cabo Jeoás, que é presidente da Associação dos Cabos e Soldados da PM/RN e vice-presidente da Associação Nacional dos Praças, e com os policiais militares de todo o Brasil, o ato também quis mostrar a sociedade a atual situação de luta dos trabalhadores por melhores salários e condições de trabalho.

De acordo com o presidente do Sinpol, Djair Oliveira, “esse é um momento histórico por reunir várias entidades em defesa da democracia. É uma vergonha o que está acontecendo com o Cabo Jeoás e não podemos aceitar essa falta de responsabilidade por parte do governo, que está criminalizando o trabalhador”.

O coordenador geral do Sintest e presidente do PSOL/RN, Sandro Pimentel, disse que a perseguição de dirigentes é uma tentativa de enfraquecer a luta dos trabalhadores. “Passamos por um processo de revolta e indignação de todas as áreas da classe trabalhadora. O que aconteceu na Bahia é a criminalização dos movimentos sociais e dos dirigentes das entidades representantes da classe. É o mesmo que foi feito na ditadura quando quem lutava pelos direitos da classe trabalhadora era procurado, preso e até mesmo morto”.

A representante da executiva da Conlutas e presidente do Sindsaúde, Sônia Godeiro, condenou a opressão ao Cabo Jeoás e a interpretou como um ataque ao movimento. Mesma opinião de Moacir Soares, presidente da CTB – Central dos Trabalhadores do Brasil e presidente do SINTECT-RN (Sindicato dos Correios), que reforçou a importância da união e do apoio à luta dos trabalhadores e defendeu a anistia do Cabo Jeoás e todos os policiais militares que participaram da mobilização baiana.

A direção da Associação dos Cabos e Soldados da PM/RN reforçou a posição de defesa do Cabo Jeoás e a certeza da dignidade e inocência dele de todos os crimes que ele foi acusado. A assessoria jurídica da entidade está analisando o teor das acusações para então pedir a revogação do mandado de prisão contra Jeoás.

Veja a nota de apoio na íntegra:

MOVIMENTO DE APOIO AOS POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES DA BAHIA
POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES TAMBÉM SÃO TRABALHADORES!

Os policiais e bombeiros militares da Bahia deflagraram greve no último dia 31/01, desde então o Governo ao invés de negociar de forma democrática e através do diálogo, no sentido de avançar no processo de negociação com os grevistas, optou por solucionar o problema da maneira muito contraditória para uma administração supostamente democrática e popular, isto é, dificultando o processo de negociação e buscando apoio em Forças Policiais Federais para reprimir o movimento paredista, buscando criminalizar os movimentos sociais.
Temos 12 policiais militares que tiveram sua prisão preventiva decretada e são considerados foragidos da Justiça Baiana desde sábado dia 04 (quatro) entre eles, o Potiguar Cabo Jeoás Nascimento dos Santos que está sendo “caçado” por tropas federais quando na verdade, seu único crime foi reivindicar melhores condições de trabalho para sua categoria. O PM potiguar é Presidente da Associação de Cabos e Soldados do RN e Vice-Presidente da ANASPRA – Associação Nacional dos Praças.
No Brasil, o final da década de 70 e parte dos anos 80 foram marcados por movimentos sociais contra o regime militar que reprimia violentamente toda e qualquer manifestação da classe trabalhadora e de militantes estudantis, portanto, não podemos permitir que a ditadura retorne ao nosso país, queremos avançar com o fortalecimento da democracia, de modo que um trabalhador e/ou uma trabalhadora não seja considerado (a) criminoso (a) simplesmente porque se organiza para reivindicar direitos como, condições de trabalho e melhores salários.
Policiais são seres humanos, trabalhadores e cidadãos, titulares, portanto, dos direitos humanos, é com esta certeza que estamos saindo às ruas para defender a anistia de nossos companheiros, o direito à sindicalização e solicitar o apoio da população, à greve dos policiais e bombeiros militares que têm a legitimidade política de lutarem por direitos trabalhistas.

SINDGUARDAS/RN, SINDSAÚDE/RN, SINPOL/RN, CONLUTAS, CTB, FECEB, STTN, FECNAT, SINDIPETRO/RN, SINTECT/RN, SINTEST/RN, MANDATO DO VEREADOR DE GEORGE CÂMARA/ PC do B, PSTU, SINTRO/RN, CONSELHO COMUNITÁRIO DO BOM PASTOR, ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE DOS MORADORES DO LOTEAMENTO PARQUE FLORESTA, APAC, SINDEF, SINSEGUR, SINDAS.

A GREVE na PM do Rio agora é uma realidade.



Governo do Rio de Janeiro reage com mão de ferro ao movimento de GREVE dos policiais militares declarado ontem, no primeiro dia de greve já se computa 50 prisão administrativas contra Policiais Grevistas e mais 11 mandados de prisões foram expedidos contras as lideranças dos PMs do Rio dos quais 9 já foram compridos segundo matéria do Jornal Hoje da rede globo, segundo a matéria os policiais presos por força de mandados judiciais estão sendo levado para o presídio Bangu 1.

 A pesar disso todo o Governo do Rio insiste em dizer que não Ha greve e que não ha prejuízo a segurança no carnaval carioca. no mesmo tempo em que anuncia a chegada de 14.000(quatorze mil) Homens do Exercito Brasileiro pra reforçar a segurança no Estado.











limites de protestos da polícia militar


Greve na Bahia e no Rio acirra debate sobre limites de protestos da polícia

Atualizado em  10 de fevereiro, 2012 - 07:52 (Brasília) 09:52 GMT
Grevista na Bahia. AFP
Artigo 142 da Constituição Federal de 1988 proíbe militares de entrarem em greve
A greve de policiais militares, que acontece há dez dias na Bahia e teve início no Rio de Janeiro na noite da última quinta-feira, incorporando policiais civis e bombeiros, reavivou o debate sobre quais os limites legais para manifestações da categoria.
Enquanto a maioria dos juristas defende que policiais militares são proibidos de fazer greve, a classe reivindica o direito à inciativa e afirma que só recorre a ela em último caso.
A polêmica se acirrou após a divulgação pela TV Globo, na última quarta-feira, de gravações em que policiais grevistas discutiam queimar caminhões e bloquear uma rodovia para impulsionar o movimento. Segundo a emissora, as conversas foram gravadas com autorização judicial.
Na manhã desta quinta, o prédio da Assembleia Legislativa da Bahia foi desocupado pelos manifestantes. O ex-policial militar Marco Prisco, líder do movimento, e o policial Antônio Angelim foram presos.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Ato em apoio a greve dos PM’s da Bahia


Entidades de classe realizam ato em apoio a greve dos PM’s da Bahia e contra prisão de policiais militares

Na próxima sexta-feira, às 9h, no Viaduto do Baldo, será realizado um ato de apoio a greve dos policiais militares da Bahia e contra a prisão das lideranças da categoria, entre elas o Cabo Jeoás Nascimento, que teve mandando de prisão decretado junto com mais 11 policiais militares que participaram das mobilizações baianas. O Cabo Jeoás é presidente da Associação dos Cabos e Soldados da PM/RN e vice-presidente da Associação Nacional dos Praças.

O ato seguirá pela Avenida Rio Branco até o Tribunal de Justiça do RN e conta a participação de policiais militares e o apoio de várias entidades de classe como:Sindguardas/RN, Sindsaúde/RN, Sinpol/RN, Conlutas, CTB, Feceb, STTN, FECNAT, Sindipetro/RN, Sintect/RN, Sintest/RN, Mandato do vereador George Câmara - PC do B, PSTU, Sintro/RN, Conselho Comunitário do Bom Pastor, Associação Beneficente dos Moradores do Loteamento Parque Floresta, APAC, entre outras.

O Cabo Jeoás está incomunicável, desde segunda-feira passada, e nenhum dos diretores da entidade sabem como ou onde ele está. Mas soubemos, por meio do twitter dele, que o mesmo está em Salvador junto com a sua esposa, que está grávida, e que seus pais seguem na próxima sexta-feira para lhe prestar apoio.


Veja a nota de apoio na íntegra:

MOVIMENTO DE APOIO AOS POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES DA BAHIA
POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES TAMBÉM SÃO TRABALHADORES!

Os policiais e bombeiros militares da Bahia deflagraram greve no último dia 31/01, desde então o Governo ao invés de negociar de forma democrática e através do diálogo, no sentido de avançar no processo de negociação com os grevistas, optou por solucionar o problema da maneira muito contraditória para uma administração supostamente democrática e popular, isto é, dificultando o processo de negociação e buscando apoio em Forças Policiais Federais para reprimir o movimento paredista, buscando criminalizar os movimentos sociais.

Temos 12 policiais militares que tiveram sua prisão preventiva decretada e são considerados foragidos da Justiça Baiana desde sábado dia 04 (quatro) entre eles, o Potiguar Cabo Jeoás Nascimento dos Santos que está sendo “caçado” por tropas federais quando na verdade, seu único crime foi reivindicar melhores condições de trabalho para sua categoria. O PM potiguar é Presidente da Associação de Cabos e Soldados do RN e Vice-Presidente da ANASPRA – Associação Nacional dos Praças.

No Brasil, o final da década de 70 e parte dos anos 80 foram marcados por movimentos sociais contra o regime militar que reprimia violentamente toda e qualquer manifestação da classe trabalhadora e de militantes estudantis, portanto, não podemos permitir que a ditadura retorne ao nosso país, queremos avançar com o fortalecimento da democracia, de modo que um trabalhador e/ou uma trabalhadora não seja considerado (a) criminoso (a) simplesmente porque se organiza para reivindicar direitos como, condições de trabalho e melhores salários.

Policiais são seres humanos, trabalhadores e cidadãos, titulares, portanto, dos direitos humanos, é com esta certeza que estamos saindo às ruas para defender a anistia de nossos companheiros, o direito à sindicalização e solicitar o apoio da população, à greve dos policiais e bombeiros militares que têm a legitimidade política de lutarem por direitos trabalhistas.

SINDGUARDAS/RN, SINDSAÚDE/RN, SINPOL/RN, CONLUTAS, CTB, FECEB, STTN, FECNAT, SINDIPETRO/RN, SINTECT/RN, SINTEST/RN, MANDATO DO VEREADOR DE GEORGE CÂMARA/ PC do B, PSTU, SINTRO/RN, CONSELHO COMUNITÁRIO DO BOM PASTOR, ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE DOS MORADORES DO LOTEAMENTO PARQUE FLORESTA, APAC.


A volta das prisões politicas no Brasil


Bombeiro detido no Rio é vítima de ‘prisão política’, afirma cabo da PM

A prisão do cabo Benevenuto Daciolo guarda todos os componentes de um barril de pólvora, com o estopim aceso pela primeira prisão política no país, após o encerramento da ditadura militar. A descrição é do cabo da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro João Carlos Soares Gurgel. O cabo Gurgel, que acompanhou de perto a transferência do líder sindical para o presídio Bangu 1, no Complexo Penitenciário de Gericinó, Zona Oeste do Rio. Daciolo é um dos líderes do movimento organizado pelas forças auxiliares de Segurança do Estado por melhores salários e condições de trabalho. Ele foi preso na noite passada, ao desembarcar no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, vindo de Salvador, por agentes da Corregedoria, e escoltado por policiais civis.

Presidenta Dilma que Governo não deve anistiar os grevistas da Bahia


"Se anistiar, aí vira um país sem regra", diz Dilma sobre PMs grevistas na Bahia

PMs baianos condicionam fim da greve a anistia total e imediata aos manifestantes


"Se anistiar, aí vira um país sem regra", diz Dilma sobre PMs grevistas na Bahia Roberto Stuckert Filho/Presidência da República,Divulgação
Declaração de Dilma sobre PMs grevistas foi dada durante vistoria de obra no CearáFoto: Roberto Stuckert Filho / Presidência da República,Divulgação
Dilma Roussef se mostrou categoricamente contra a anistia dos policias grevistas da Bahia. Em rápida entrevista ao vistoriar obras da ferrovia Transnordestina, em Parnamirim, sertão pernambucano, a 561 quilômetros do Recife, a presidente disse que não se pode anistiar crimes e atos ilícitos.

Banda Eva cancela show em Salvador por causa de greve da PM


Banda Eva cancela show em Salvador por causa de greve da PM

Paralisação já havia provocado adiamento de apresentações de Ivete Sangalo, Timbalada e Ilê Ayê

Foto: DivulgaçãoAmpliar
Banda Eva: show cancelado
greve da Polícia Militar da Bahia, que já dura mais de uma semana, está provocando uma série de cancelamentos de shows no estado. A Banda Eva, por exemplo, adiou por tempo indeterminado o show que faria nesta quarta-feira (8) no Alto do Andu.
"O grupo lamenta o cancelamento, mas não teria como ter outra atitude, já que a situação da PM ainda não foi normalizada", informou a banda em comunicado oficial. A performance contaria com participações especiais de Daniela Mercury e Xanddy.
Outras apresentações marcadas para este final de semana têm destino incerto. É o caso do ensaio da Timbalada marcado para esta sexta (10) no Museu du Ritmo.
Segundo a assessoria da banda, ainda não se sabe se a apresentação irá acontecer ou não. O grupo já cancelou um ensaio que deveria ter acontecido no último domingo (5), por conta da greve.
Já o bloco Ilê Ayê vai manter o ensaio marcado para sábado (11), com participação de Carlinhos Brown, na Senzala do Barro Preto. "Esperamos que a greve acabe até lá. Mas pretendemos fazer mesmo se não acabar", diz o diretor da entidade, José Carlos dos Santos.
Dos 17 Centros de Cultura do Estado, alguns sediados em Salvador estão adiando espetáculos. Outros, fora da capital, como Porto Seguro, Juazeiro e Santo Amaro, estão com programação normal.
Ivete Sangalo
Até o início da tarde desta quarta-feira (dia 8), a programação do carnaval de Salvador não havia sofrido alterações: "Vai acontecer", disse ao iG a assessoria da Saltur (Empresa Salvador Turismo).
Vários outros eventos culturais já haviam sido cancelados, como uma performance da cantora Ivete Sangalo na Praia do Forte, dentro do evento Cerveja & Folia, por conta da greve. Na noite de ontem, a cantora escreveu em seu Twitter: "Vou dormir confiante que amanhã teremos um desfecho positivo para o povo da Bahia. A Bahia pede e merece paz."