A SEGURANÇA EM SUAS MÃOS

A SEGURANÇA EM SUAS MÃOS
O DIA EM QUE A PM/RN PAROU!

sábado, 14 de janeiro de 2012

Mortes violentas de policiais militares cresce 350%



Mortes violentas de policiais militares cresce 350% em quatro anos

Acs PM RN

 
Em serviço, chegando ou saindo de casa e até mesmo trabalhando em outra função, o chamado bico, policiais militares são mortos no Rio Grande do Norte. A cada ano o número vem crescendo e nenhuma providência é tomada pelo poder público. Em 2011 foram 15 policiais mortos, em 2010 e 2009 foram seis e em 2008 apenas quatro. Em quatro anos os homicídios contra policiais cresceram mais de 350%.
“Esse é um número alarmante que é reflexo do aumento da violência contra cada cidadão e contra cada policial que trabalha para combater essa mesma violência e proteger a população. Em cada caso desses a polícia perde a guerra para os bandidos”, afirma o Cabo Jeoás Santos, presidente da Associação dos Cabos e Soldados da PM/RN.
Na maioria dos casos os policiais foram assassinados a tiros estando em serviço ou a paisana. A deficiência de efetivo, de equipamentos, de viaturas em bom estado, de munição e armamento suficientes e adequados e de um treinamento continuado são alguns dos motivos que tornam a vida do policial tão frágil. “Temos que mostrar a sociedade às dificuldades pelas quais passam os policiais militares potiguares quando estão em serviço e a necessidade do poder público dar mais atenção aos operadores de segurança pública. Diariamente saímos à rua para defender a vida e para resguardar os direitos da população. Como um policial militar vai fazer bem seu serviço se os seus próprios direitos não estão garantidos? É preciso que Estado saia do discurso de que segurança é prioridade e coloque isso em prática”, explica o Cabo Jeoás.
O presidente da ACS ainda cobra mais valorização para esses profissionais. “A violência contra o policial militar não é um fato existente apenas no Rio Grande do Norte, mas que ocorre em todo o país. Temos que unir toda a sociedade para buscar a valorização desses profissionais e a garantia de uma segurança pública eficaz para toda a população", disse.

Segue os nomes dos policiais mortos em 2011:
 

 
2011 - 15
Ex-policial militar Ronaldo Erasmo Galdino de Lima “Ronaldo Bomba” – 03/01/11 – a tiros em Cidade Nova
Soldado Anderson de Araújo Cantalice – 11/01/2011 – Em serviço em Baía Formosa
Ex-policial militar Haroldo Lasmar Alves Cardoso – 24/02/2011 – a tiros em Nova Cidade
Sd Rômulo – Assu – 21/10/11 – a tiros em Assu
Sd João Paulo Oliveira de Moura – 07/08/11 - vítima de espancamento em Canindé/CE
Soldado Bruno Belizário Smith da Nóbrega – 10/03/2011 – Em serviço em Jucurutu
Ex-policial militar Roberto Moura do Nascimento – 24/04/2011 – a tiros na Penitenciária de Alcaçuz
Soldado Pimentel – 07/05/2011 – Em serviço acidente de carro em João Câmara
Soldado José Abreu Neto – 16/05/2011 – em troca de tiros com outro PM em Baraúna
Soldado Guimarães – 17/06/2011 – a tiros em Felipe Camarão
Policial da reserva Antônio Pereira – 31/08/11 – a tiros em Parnamirim
Cabo da reserva da Polícia Militar Marcos Antônio Alves Barbosa – 23/08/11 – a tiros na Zona Norte
PM José Wilton de Almeida – 08/10/11 – a tiros na Zona Norte ao reagir a um assalto
Soldado Antônio Carlos Ramalho – 05/11/11 – a tiros em São Gonçalo do Amarante
Sargento Fernando Inácio da Silva Junior – 25/08/11 – acidente de trânsito em Extremoz (em serviço)
 

 

 

 

Assessoria de Imprensa

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

CDP ainda sem solução.II


CDPs na Grande Natal não tem prazo para desativação

Longe de serem desativados, os dez Centros de Detenção Provisória (CDPs) existentes na Grande Natal ainda sofrem com os mesmos problemas: superlotação e estrutura física precária. O coordenador da administração penitenciária do Rio Grande do Norte, José Olímpio, afirma que não há um cronograma ou mesmo previsão para o fechamento de mais alguma dessas unidades. "Antes de pensar na desativação, precisamos que novas cadeias públicas e presídios sejam construídos", justifica. Ele informa que a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc), responsável pelo sistema carcerário potiguar, anunciou a criação de novas 1.196 vagas para a custódia de presos.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

POLICIAL!!! VC QUER SER HERÓI OU VERGONHA??


Coluna do Leitor: Cartaz revolta Policiais Militares do RJ


Sou Cabo da Polícia Miliar do Rio de Janeiro e tenho sentido todo o desprezo e desrespeito para com a classe policial militar a qual faço parte há 13 anos, logo abaixo se pode ter uma ligeira noção do que passamos por aqui. Se não bastasse o salário indigno, serviços massacrantes (extras e mais extras sem bonificações) entre tantos outros fatores que nos levam ao limite do ser humano (pois é, nós somos humanos!), me deparo com outra brilhante idéia do nosso governante:  apresentar-nos publicamente como bandidos sem pudor algum, pois a população não tem tempo ou preocupação de ler ou entender as entrelinhas, ficando apenas a imagem fixa e estampada de alguém que não merece respeito ou compaixão, pois é BANDIDO!!

Mas logo após o choque me veio a clara intenção do Governo juntamente com a cúpula da PM:
DESACREDITAR O POLICIAL MILITAR JUNTO Á POPULAÇÃO!!

Não me resta dúvida, pois ninguém em sã consciência faria tal coisa a não ser para manchar e ou desgastar ainda mais uma imagem há tempos já denegrida.


CARTAZ REVOLTA OS PM's do RJ

Para comandante-geral, a finalidade da mensagem é justamente mexer com os brios dos PMs

"É UM ABSURDO TOTAL, UMA IMAGEM DE UM PM PRESO, ONDE O POLICIAL QUE JÁ ESTÁ P... DA VIDA COM ESSA M... DE SALÁRIO, AINDA TEM QUE VER ESTA FOTO (imagem) COLADA EM TODOS OS BATALHÕES, ISSO SÓ VEIO A CALHAR PARA A TROPA PARAR"

VEJAM A MATÉRIA DO O GLOBO:

A imagem é forte: um policial militar preso, com as mãos para trás e algemadas. Do outro lado das grades, a família assiste à cena de cabeça baixa. A Polícia Militar começou na sexta-feira a espalhar cartazes pelos 39 quartéis da corporação do estado, com essa foto e a pergunta: "Você quer ser herói ou vergonha de sua família?". Segundo o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Erir Ribeiro da Costa Filho, a finalidade da mensagem é justamente mexer com os brios dos PMs.

— Eu pedi o apoio da Assinap (Associação dos Ativos, Inativos e Pensionistas das Polícias Militares e do Corpo de Bombeiros), com o objetivo de ajudar a transformar a mentalidade de policiais que tenham a tendência de se envolver em desvios de conduta. Esta é uma campanha educativa e principalmente de prevenção. É uma imagem forte, mas é necessário mostrá-la — disse o comandante.

A ideia do cartaz foi da Assinap e foi aceita de imediato pelo coronel Costa Filho, selando inclusive uma parceria inédita com um objetivo comum: evitar os desvios de conduta. O atual comandante-geral, tido como linha-dura, é reconhecido por ser implacável com PMs que manchem o nome da corporação. É dele a frase: "Ser digno vem de berço. Não se aprende na academia". No entanto, o comandante-geral, que tomou posse em setembro do ano passado, vem apostando na melhora do currículo para a formação de policiais.

O cartaz é assinado pela Polícia Militar e pela Assinap. O presidente da associação, Miguel Cordeiro, foi procurado pelo GLOBO, mas não respondeu às ligações.

O realismo da imagem leva as pessoas a acreditarem se tratar de um caso verídico, mas as pessoas que aparecem no cartaz são atores. O número de policiais militares expulsos da corporação ao longo dos anos mostra que o assunto do cartaz não está longe da realidade da tropa. Em 2010, por exemplo, 86 PMs foram excluídos. De janeiro a 8 de dezembro do ano passado, a instituição contabilizou 143 casos.

Na sexta-feira, o primeiro cartaz foi colado na entrada no QG da Polícia Militar, na Rua Evaristo da Veiga, no Centro, onde circulam centenas de pessoas diariamente. Também começaram a ser colados cartazes na Corregedoria Interna da PM, em São Gonçalo, responsável por apurar desvios de conduta dos integrantes da corporação.

Não é a primeira vez que a PM tenta combater os crimes cometidos por policiais. Em julho de 2010, a corporação criou o Programa de Prevenção ao Desvio de Conduta Policial Militar (PPDC), que virou matéria obrigatória nos cursos de formação de praças e oficiais. Até uma peça de teatro, "O preço de uma escolha", foi montada para alertar a tropa a ficar longe das tentações, mostrando que, além da exclusão da corporação, o mau policial perde a dignidade e expõe a família ao vexame.

40Hs SEMANAIS PRA PM/RN JÁ ESTA VALENDO! QUEM DISSE???


TJRN indefere carga horária de 40 horas para Policiais Militares

Publicação: 11/01/2012 14:04 Atualização:
Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR, com informações do TJRN
Os desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) julgaram improcedente, nesta quarta-feira (11), um pedido da Associação dos Praças da Polícia Militar da Região Agreste (ASSPRA), que requereu a fixação da jornada de trabalho dos policiais militares em 40 horas semanais. Os magistrados seguiram à unanimidade entendimento do relator do processo, o desembargador Cláudio Santos.

O pedido da ASSPRA chegou ao Poder TJRN por meio de um Mandado de Injunção – remédio constitucional usado com a finalidade de o Poder Judiciário dar ciência ao Legislativo sobre a omissão de norma regulamentadora que torne viável o exercício dos direitos e garantias constitucionais.

Eles alegaram que os PM's cumprem jornadas rotineiras e exaustivas de 240 horas mensais, chegando até ao período de 320 horas/mês em alguns casos. O Estado, no entanto, sustentou que inexiste norma constitucional com fim de prever ou exigir compulsória conduta do Legislativo neste caso específico. Além do mais, argumentou, a omissão constitucional em relação ao tema foi intencional, em razão do regime diferenciado atribuído aos policiais.

O desembargador Cláudio Santos assinalou que o legislador constituinte, atento à natureza especial da atividade desenvolvida pelos militares não lhes outorgou o direito de terem limitada a duração do trabalho normal, nos moldes aplicados aos trabalhadores urbanos e rurais e aos servidores públicos civis. Da mesma forma, não foi estendido aos PM's o direito à remuneração do serviço extraordinário superior.

“Por essas razões, revela-se inapropriada a utilização do Mandado de Injunção (…) porque o art. 5º, LXXI, da Carta Magna somente se justifica quando a inexistência da norma regulamentadora torna inviável o exercício de direito assegurado constitucionalmente, o que, a toda evidência, não restou configurado na hipótese”, enfatizou o desembargador.

UM GUERREIRO CHAMADO SOLDADO PRISCO.



11/01/2012
10 ANOS EXCLUIDO E A LUTA CONTINUA!!!!
"Ontem foi meu aniversário 10 anos demitido no dia 09 de janeiro de 2002 fui demitido da policia militar da Bahia de forma arbitraria e absurda. Fui anistiado por lei federal 12 191 em 13 de janeiro de 2010 a lei de anistia, ganhei por duas vezes no TJBA de 36 a zero contra o governo do estado por duas vezes no pleno e não fui reintegrado ainda, mais creio em meu DEUS O REI DOS REIS que esse ano a graça do Senhor o meu advogado maior a vitoria vai chegar. Mesmo assim nunca me fastei da luta pois eu meu coração e na minha vida corre um destino revolucionario e ideologico", Marco Prisco. (retirado do faceboock)

Esta declaração retirada a pouco do faceboobk traduz um misto de alegria, tristeza, decepção, esperança, coragem, dedicação, perseverança, fé e uma miscelânia de sentimentos, ideologias e sonhos que somente aqueles que deixam de viver uma vida normal, acomodada e passiva sabem o que significa.

EHC convocação!

A Portaria nº. 002/2012-DP/5 de 09 de janeiro de 2012, publicada no BG Nº 005, convocou 60 (sessenta) Soldados PM para participarem do Processo Seletivo para ingresso no Estágio de Habilitação à Graduação de Cabo PM – EHC, do Quadro Excedente de Praças (QEP), considerando a necessidade do preenchimento de 30 (trinta) vagas.
Os Sargenteantes das Unidades deverão enviar para o e-mail dp5@rn.gov.br, com cópia para o e-mail subdppm@rn.gov.br o comportamento atualizado do seu efetivo integrante da relação publicada no BG, até às 10 horas, do dia 10 de janeiro de 2012 para efetuar a inscrição do candidato no Estágio de Habilitação à Graduação de Cabo PM – EHC, do Quadro Excedente de Praças (QEP).
Os convocados deverão comparecer no Ginásio do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar às 08 horas, do dia 11 de janeiro de 2012 para entrega de documentos e recebimento de guia, a fim de realizarem os exames de saúde.
Somente os candidatos com o comportamento ÓTIMO ou EXCEPCIONAL serão submetidos a inspeção de saúde na JPMS, no Centro Clínico da Polícia Militar, às 08 horas, do dia 16 de janeiro de 2012 (segunda-feira), ocasião que deverão apresentar os resultados dos exames solicitados.
O resultado do exame de saúde deverá ser divulgado até o dia 17 de janeiro de 2012.
RELAÇÃO DOS SOLDADOS PM CONVOCADOS, POR ORDEM DE ANTIGUIDADE:

PROMOÇÃO AUTOMÁTICA PRA SOLDADO


CALMA!! NÃO É NO RN NÃO!

ES: Secretário de Gestão analisa promoção automática de soldados com 15 anos de serviço



O secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Heráclito Amâncio Pereira Júnior, informou, por intermédio de sua Assessoria de Imprensa, que está analisando a indicação parlamentar feita pelo deputado estadual Josias Da Vitória (PDT) que garante a promoção automática de soldado para cabo após 15 anos de atividade.


No dia 1° de março deste ano, o deputado Da Vitória já havia protocolado uma indicação parlamentar que previa que o policial militar que não conseguiu ser promovido a cabo pela Lei Complementar 467/2008 até completar 15 anos será enviado ao Curso de Habilitação para Cabos (CHC) da Polícia Militar e do Bombeiro Militar do Espírito Santo automaticamente.

O governador Renato Casagrande gostou da indicação, mas devolveu o pleito ao gabinete do deputado para que fossem realizados estudos de impacto financeiro.

Da Vitória e os demais deputados da Comissão de Segurança elaboraram outra indicação, mantendo a ideia inicial, que é a de criar condições especiais de promoção dos soldados a cabos.

Questionado pela Diretoria da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiro Militar do Estado do Espírito Santo (ACS/PMBM/ES), o secretário Heráclito Amâncio Júnior avisou que os estudos para a aprovação do leito estão sendo feitos por equipe técnica da Seger.

Atualmente, para ser promovido, um soldado tem que fazer o Curso de Habilitação de Cabos (CHC) dentro dos quesitos merecimento e antiguidade. Com a nova proposta, após 15 anos de atividade, ele irá a cabo. No Rio de Janeiro, a PM promove o soldado, sem necessidade de se submeter ao CHC, com oito anos de serviço.

SE FOR DIRIGIR NÃO BEBA!


Operações inibem crimes no trânsito

Até a tarde desta segunda-feira (9), foram recolhidas 168 Carteiras Nacionais de Habilitação e detectou 37 pessoas dirigindo alcoolizadas.


Fotos: Divulgação/Governo do RN
A Operação Rodovida, deflagrada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) no dia 23 de dezembro passado, até a tarde desta segunda-feira (9), submeteu 1.320 motoristas ao teste do etilômetro, popularmente conhecido como bafômetro; recolheu 168 Carteiras Nacionais de Habilitação e detectou 37 pessoas dirigindo alcoolizadas, o que resultou na condução à Delegacia de Polícia Civil, para que fosse lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

Também foram feitos 103 Autos de Constatação, documento registrado quando o motorista, em visível estado de embriaguez, se recusa a fazer o teste do bafômetro.

Sob o comando da Polícia Militar, o trabalho ainda resultou, no mesmo período, somente em barreiras montadas na Ponte Newton Navarro, na abordagem a 600 motocicletas, sendo que 75 foram multadas e 28 terminaram apreendidas.

CDP ainda sem solução.


CDP da Zona Norte ainda não foi recuperado




O sistema prisional do Rio Grande do Norte segue sofrendo os problemas das rebeliões ocorridas em unidades de carceragem há exatos três meses. A revolta dos presos ocorrida no dia 11 de outubro atingiu quatro locais administrados pela Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (Sejuc): as penitenciárias estaduais de Parnamirim e do Seridó, em Caicó; o presídio agrícola Mário Negócio, em Mossoró, e o Centro de Detenção Provisória (CDP) da Zona Norte de Natal, que chegou a ser parcialmente destruído pelos presos. E é no CDP que o problema persiste, pois mesmo passados 90 dias da rebelião a unidade ainda não voltou ao pleno funcionamento. A reforma prevista para ser entregue em novembro ainda está sem curso e sem data para terminar, o que impossibilita a volta dos presos para a carceragem.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Maj fala sobre a segurança de Presidio de Alcaçus


Major lamenta PM não ter mapeamento dos túneis de Alcaçuz

Para o comandante da Companhia de Guarda, o mapeamento auxiliaria a segurança e os policiais ficariam mais atentos nas áreas críticas.


Em entrevista a equipe de reportagem do portalNominuto.com, na manhã desta terça-feira (10), o comandante da Companhia Independente de Guarda da Polícia Militar, major Castelo Branco, lamentou não ter um mapeamento dos túneis já escavados na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta.

“Pela experiência, a Coordenadoria de Administração Penitenciária e a própria administração de Alcaçuz sabem onde foram escavados os túneis, mas essa informação ainda não foi repassada para a CIGda. Se nós tivessemos esse mapeamento, o policial que estivesse em um ponto crítico ficaria muito mais atento” lamentou o major.

Castelo Branco ainda rebateu as críticas feitas por alguns jornais locais de que apenas três das nove guaritas de Alcaçuz estariam sendo guarnecidas por policiais militares, e isso estaria facilitando as fugas de detentos.

“Isso foi uma falha na informação de quem repassou para a imprensa, porque mesmo com a pequena deficiência que nós temos por causa do período de férias e por motivo de doenças, nós sempre ativamos no mínimo seis guaritas e quando ficamos com apenas cinco, remanejamos policiais de outros postos da Companhia de Guardas”, disse.

ACS NA MOBILIZAÇÃO DA PM DO CEARÁ


ACS FOI A UNICA ENTIDADE DO RN QUE PARTICIPOU ATIVAMENTE DA MOBILIZAÇÃO NO CEARÁ
ACS PM/RN apoia e participa da greve da PM/CE
A Associação dos Cabos e Soldados da PM/RN, representada pelos diretores Sd.Figueiredo e Cabo Duarte, estiveram na quarta-feira passada (04), em Fortaleza, para dar apoio a mobilização dos policiais e bombeiros militares cearenses.
A categoria do Ceará estava paralisada desde 29 de dezembro para reivindicar melhores salários e condições de trabalho adequadas. Desde o início da paralisação, a categoria permaneceu acampada no 5º Batalhão da Polícia Militar, junto com suas esposas e filhos, totalizando cerca de 800 policiais e 400 familiares.

Com a participação de mais de 3.700 policiais foram realizadas diversas mobilizações que contaram com o apoio de diversas entidades, da Igreja Católica por meio do Arcebispo de Fortaleza Dom José Antônio Tosi, da Igreja Evangélica, da Câmara de Dirigentes Lojistas do Ceará, dos taxistas e da sociedade civil.Os policiais receberam o apoio da população que doou alimentos e cobertores para todos os acampados no batalhão.

A mobilização foi finalizada no dia 04 de janeiro com a garantia de anistia para todos que participaram das mobilizações, a equiparação do salário da polícia civil com um valor de R$ 2.600, a definição da carga horária em 40h semanais, reformulação do estatuto e do código disciplinar e a atualização das promoções.

“A mobilização teve como pedra fundamental o destemor dos policiais militares. O engajamento das entidades e sensibilização da sociedade foram fundamentais para a conquista das reivindicações. Eles conseguiram mudar uma cultura de 180 anos com uma mobilização sem nenhuma preso e sem a depredação do patrimônio público”, disse o diretor da ACS PM/RN, Sd. Figueiredo.

Assessoria de Imprensa
FONTE: ACS PM RN

convocação curso de habilitação de cabos


Polícia Militar realizará Processo Seletivo para o Quadro Excedente de Praças

Nesta segunda-feira, 9, o Comandante Geral da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte, Coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, autorizou a convocação de 60 Soldados da PMRN para participarem do Processo Seletivo para ingresso no Estágio de Habilitação de Cabos (EHC) do Quadro Excedentes de Praças (QEP).
A convocação foi publicada por Portaria no Boletim Geral desta segunda (9) para o preenchimento de trinta vagas no EHC. Os Policiais Militares convocados devem comparecer ao Ginásio Poliesportivo Governadora Wilma de Faria, no Quartel do Comando Geral da PMRN, às 8 horas da próxima quarta-feira (11).
Os Militares deverão entregar cópia reconhecida de sua respectiva ficha disciplinar e receberão a guia para realização dos exames para inspeção de saúde.
Os candidatos deverão estar enquadrados no comportamento ÓTIMO ou EXCEPCIONAL para serem submetidos a inspeção de saúde na Junta Policial Militar de Saúde no Centro Clínico da Polícia Militar no próximo dia 16 de janeiro às 8 horas.
FONTE: blogsdglaucia

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

GOVERNO DO RIO DIZ EM CARTAZ QUE PMs QUE PARTICIPAM DE REIVINDICAÇÕES SÃO UMA VERGONHA PRA SUAS FAMÍLIAS



GOVERNO INCITA POLICIAIS MILITARES E PMRJ PODE PARAR DIA 10/02
Pelo que circula nas mídias sociais a Policia Militar do Rio de Janeiro está em estado de greve e será a próxima peça do efeito dominó para preocupação das autoridades que deveriam nos valorizar, mas, só nos enxergam quando gritamos a dor que não agüentamos mais sentir. Assim, em vez de pedir pra sair, gritamos que queremos ficar e defender a sociedade com dignidade e respeito.

Recebi hoje diversos emails e mensagens dando conta que nas redes sociais muitos fakes esbravejam na internet sobre a necessidade de uma paralisação no Rio de Janeiro . Ainda é incerto o efeito desses burburinhos, mas sites e blogs começam a chamar a tropa para sair dos teclados e irem para as ruas, sair do mundo virtual e marcharem no mundo real. Algumas datas já foram cogitadas como 13 de maio (data muito sugestiva), março e recentemente 10 de fevereiro. Ainda não se sabe ao certo a adesão da tropa, mas certamente muitos tentarão se redimir por não terem aderido a mobilização dos Bombeiros em 2011.
Os ânimos no RJ estão mais conturbados depois que o Governo do Estado mandou distribuir nos quartéis cartazes apelativos, com imagens chocantes e com mensagens subliminares que produziram efeitos inesperados. Segundo o Comandante Geral da PM RJ, Erir Ribeiro da Costa Filho, a finalidade da mensagem é justamente mexer com os brios dos Policiais. A imagem realmente é muito forte: um policial militar preso, com as mãos para trás e
algemadas. Do outro lado das grades, a família assiste à cena de cabeça baixa. E uma pergunta em destaque: "Você quer ser herói ou vergonha de sua família?". Esses cartazes foram afixados desde a sexta-feira nos quartéis do estado do Rio de Janeiro.