A SEGURANÇA EM SUAS MÃOS

A SEGURANÇA EM SUAS MÃOS
O DIA EM QUE A PM/RN PAROU!

quinta-feira, 7 de julho de 2011

operação: batalhão mall revolta os PMs do RN


Desabafo de um PM do 10º BPM
Covardia
Quando entrei nos quadros da Polícia Militar, a situação era por demais precária. Trabalhava na escala 24h por 24h folga e ficava 3 horas de pé na área bancaria de Assú com o armamento bem inferior aos bandidos da época.


Viaturas sem a menor condição de uso, com o piso totalmente esburacado devido ao tempo de serviço, mas mesmo assim funcionando. Isso tudo graças a dedicação do Soldado mecânico, que teve sua imagem covardemente divulgada para todo Brasil, saindo como ladrão de combustível. O mesmo passa a maior parte de sua folga consertando o que o Estado não faz, para que a sociedade assuense não padeça nas mãos dos tantos bandidos que aqui rondam.


Passávamos horas na área bancária da cidade e almoçávamos sentados no chão, no estacionamento do Banco do Brasil, sem falar da péssima qualidade da alimentação "oferecida" a nós. Nunca apareceu um membro do Ministério Público para fiscalizar nossa situação, porém, para transformar a imagem de um Batalhão de homens honrados e dignos em "Batalhão Mall", expressão com duplo sentido, foi utilizado equipamentos modernos e sigilo absoluto.


Bastaria que a nossa 2ª Seção contasse com as condições adequadas para o funcionamento, como uma viatura com o "chip" de abastecimento, ou será que quem fez as "assustadoras" imagens já não sabia como funciona as Polícias Militares do Brasil?


Fico me perguntando: Será que é "apenas" para tentar legalizar atos considerados ilícitos de policiais, ou existe algo obscuro com pretenções de denegrir a imagem de toda uma instituição logo agora?


Por que será que os Promotores de Justiça consideraram a ilegalidade do desfio de função da PM em benefício dos Agentes Penitenciários legal?


Obs.: Sinto inveja da professora Amanda Gurgel, que pôde mostrar sua cara e defender seus pares.

Fonte: GTO ASSÚ
Postado por Etudantes do RN 21:16 Quarta-feira, Julho 06, 2011 0 comentários
Enviar por e-mail BlogThis! Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar no orkut Compartilhar no Google Buzz
Desabafo de um policial
Desabafo de um policial
Nunca pensei que a instituição Policia militar fosse covarde assim, eu acho que não havia necessidade divulgar um fato desses em rede nacional.

Meus amigos, isso ai acontece em todas policias do Brasil. Para si ter uma idéia, esses comerciantes ajudam mais a Policia do que o governo do estado.

Os policiais militares que trabalham no interior em destacamento têm que se humilhar, por que se não a viatura não anda por falta de pneus ou peça. O governo do estado não garante a manutenção das viaturas e quem nos socorrem são os pequenos empresários.

O policial morre de fome, por que o governo não manda verba, meus amigos é difícil a situação. Então a única maneira e pedir ajuda ao comerciante local.

O fato do policial ter colocado gasolina no carro, ali significa a falta de viatura para o trabalho de investigação, a policia militar tem a segunda seção, que trabalha descaracterizada e não dispõe de cota para colocar

Pura verdade!!!!


fonte: Estudantes do RN- blog

Cb Jeoás em Brasilia

o CB Jeoas Nascimento dos Santos, Presidente da ACSPMRN esteve em Brasilia para acompanhar o movimento pela aprovação da PEC 300 e aproveitou a oportunidade juntamente com a ANASPRA entidade nacional da qual o cabo é tambem diretor para cobrar providencias junto a parlamentares do RN no sentido de impedir a aprovação da ADIM nº 4.377, que tenta tornar incostitucional a anistia dos policiais militares! a ação foi divulgada em varios blog e tambem no Panorama Político que divulgou o seguinte:


MINISTRO GARIBALDI VAI AO STF CONVERSAR SOBRE ADIN QUE PEDE FIM ANISTIA PARA PMS E BOMBEIROS

O ministro Garibaldi Alves Filho se reunirá com o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, para discutir a ação direta de inconstitucionalidade (Adin) nº 4.377, proposta pelo Governo de Santa Catarina contra a Lei 12.191/10 que concedeu anistia a policiais militares e bombeiros do Rio Grande do Norte, Bahia, Roraima, Tocantins, Pernambuco, Mato Grosso, Ceará, Santa Catarina e Distrito Federal que participaram de movimentos reivindicatórios.

Quando senador, Garibaldi Alves Filho foi o autor do projeto, transformado em Lei no dia 13 de janeiro do ano passado. O ministro Gilmar Mendes é o relator da Adin no Supremo. Na noite desta terça-feira (5), dirigentes da Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar do Rio Grande do Norte e da Associação dos Cabos e Soldados das Polícias Militares e Bombeiros Militares do Brasil, acompanhados da deputada federal Fátima Bezerra (PT), pediram ao ministro que os representasse perante o ministro do STF.

Fonte: Panorama Político

quarta-feira, 6 de julho de 2011

O outro lado da operação BATALHÃO MALL


O outro lado da operação BATALHÃO MALL

A operação Batalhão Mall que acabou com a prisão preventiva de diversos Policiais Militares alem de empresários da Cidade de Assú/RN está causando revolta e indignação por parte de familiares dos acusados e também da Sociedade da Cidade de Assu, estive ontem em reunião com familiares dos PMs (praças) Presos e fui testemunha de muita comoção e desespero, na oportunidade diversas denuncias foram feitas: invasão de residências; agressões; constrangimento; humilhação e muito mais!, essas foram as denuncias de familiares dos PMs presos.

Os fatos: no 10ºBPM atravez de um oficio da ACSPM/RN que solicitou as escalas de serviços dos envolvidos ficou comprovado que os PMs acusados e presos estavam devidamente ESCALADOS na VTR e tinham como ponto Base o posto LIDER por tanto desenvolviam as funções a qual estava designados a fazer. Tive acesso também as ocorrências atendidas pela VTR 1007 que era escalada na BR 304 com ponto Base no posto LIDER e são muitas as ocorrências atendida por aquela Viatura policial o que comprova que a VTR NÃO estava 24 a serviço dos empresários com divulgou a imprensa.

O combustível: de acordo com o que foi apurado o Veiculo que é mostrado nas imagens divulgadas na imprensa sendo abastecido com o combustível retirado de um Viatura Policial é na verdade um Veiculo que é utilizado pelo serviço de inteligência daquele Batalhão e essa pratica, de retirar o combustível da VTR pra colocar no veiculo se dava devido ao Veiculo não poder abastecer no posto do estado pois NÃO tem o chip de abastecimento, tivemos acesso inclusive a muitas filmagens que mostram a equipe da PM2 do 10BPM em operação oficial no dito veiculo. Era também comum segundo alguns policias da P2 do 10BPM policiais utilizarem os seus veículos particulares nessas operações devido a VTR oficial NÃO ter condição de Uso.

Muitas coisas ainda tem que ser esclarecidas nessa Operação! Quem tiver realmente culpa tem que ser punido mais que for inocente tem que ter seus danos reparados, humilhar um profissional e difamar sua imagem pra seus familiares e para a sociedade não é o caminho pra resolver os problemas da Policia as denuncias de supostos abusos cometidos durante a Operação tem que ser a apuradas também e se ouve tal abusos que os responsáveis também sejam punidos!

terça-feira, 5 de julho de 2011

PM do RN sem 3 º SGT Combatente!


POLICIAIS MILITARES DO RN SOFREM HÁ 14 ANOS SEM PERSPECTIVA DE ASCENSÃO PROFISSIONAL

Neste ano de 2011, a Polícia Militar completou, no último dia 27 de junho, 177 anos de existência, e no próximo dia 31 de julho completará 14 anos da realização do último concurso para a graduação de Sargento PM do quadro combatente.

As “Normas e Instrução dos Exames de Seleção para a Graduação de 3º Sargento QPMP-0” do último concurso de Sargento Combatente foram publicadas no Boletim Geral nº 143, de 01 de agosto de 1997, o qual previa “a execução dos exames para provimento de 100 vagas”.

O calendário oficial divulgado no BG nº 143/1997, previa a realização das provas de conhecimento no dia 31 de agosto daquele mesmo ano. Contudo, as provas só foram realizadas no dia 14 de setembro, sendo exigidos conhecimentos sobre assuntos técnicos-profissionais da carreira policial militar (Estatuto da PMRN, RDPM, RCont, Policiamento Ostensivo e Fundamentos Básicos de Direito), além de Português, Geografia do Brasil e do RN, História do Brasil e do RN e Matemática.

A convocação dos 100 primeiros colocados no Concurso para o Curso de Formação de Sargentos só ocorreu no dia 20 de janeiro do ano seguinte ao lançamento do Edital, sendo publicada no Boletim Geral nº 012/1998. Apesar do Edital do Concurso prevê o provimento de 100 vagas para a graduação de Sargento PM, outras turmas de alunos-sargentos foram convocadas (out/1998, jan/2002, set/2004, maio/2005), o que provocou o adiamento de um novo concurso e a perspectiva de ascensão profissional a milhares de policiais militares do Rio Grande do Norte.

No ano passado, no entanto, o Comandante Geral da PMRN, Coronel Francisco Araújo anunciou a realização de um novo concurso para o provimento de vagas na graduação de Sargento Combatente, chegando a ser publicado um Decreto pelo então Governador do Estado, Iberê Ferreira, o qual tratava sobre o processo seletivo para ingresso nos Cursos de Formação de Cabos (CFC) e de Formação de Sargentos (CFS).

O Decreto nº 21.667, de 17 de maio de 2010, publicado no Diário Oficial do Estado no dia seguinte (18/05) e no Boletim Geral nº 090/2010, estabeleceu que o processo seletivo disporia de 50% das vagas por seleção de mérito intelectual e as outras 50% por seleção de antiguidade.

Contudo, apesar das Comissões dos Concursos para os Cursos de Formação de Cabos e Sargentos já terem sido criadas e formadas, nenhum edital ou qualquer outra norma que regule a realização do certame foi publicada, provocando a insatisfação e a falta de perspectiva de ascensão profissional por parte dos policiais militares, onde muitos já possuem mais de 20 anos de efetivo serviço na Corporação.

Último Curso de Formação de Cabos foi realizado há mais de nove anos

O último Concurso para o Curso de Formação de Cabos também já faz algum tempo que ocorreu. Ele já está prestes a completar uma década da sua realização. Isso porque o a Portaria que regulou o último Processo Seletivo para o Curso de Formação de Cabos foi publicada no Boletim Geral nº 011, de 16 de janeiro de 2002, há mais de nove anos atrás.

O Processo Seletivo para o CFC foi elaborado pela Comissão Permanente de Exames Vestibulares do CEFET/RN e previa o exame de seleção e matrícula no Curso para o provimento de 330 vagas para Cabo Combatente, sendo realizado em três fases: Exame Intelectual, Exames de Saúde e Exame de Avaliação de Condicionamento Físico. O exame intelectual, por sua vez, exigia conhecimentos de Língua Portuguesa, Matemática, História do Brasil e do RN, Geografia do Brasil e do RN e Atualidades.

Falta de ascensão desestimula policiais

Na PMRN constantemente podemos escutar relatos de policiais militares com mais de 20 anos de serviço ativo que esperam por uma promoção. "Será que um PM que tem 25 anos de serviço não tem direito a sua promoção sem tanta humilhação?", desabafa um soldado. "Já estou com 20 anos de PM e nada de promoção", completa outro policial.

O fato é que, sem a reformulação da Lei de Promoções da PMRN, especialmente a de praças, ou sem a realização de novos concursos internos, os policiais militares do RN correm o risco de irem para a Reserva Remunerada como soldados, mesmo com 30 anos de serviço ativo.

Blog Soldado Glaucia