A SEGURANÇA EM SUAS MÃOS

A SEGURANÇA EM SUAS MÃOS
O DIA EM QUE A PM/RN PAROU!

sexta-feira, 11 de maio de 2012

ACSPM/RN NA LUTA POR JUSTIÇA


Soldado da PM é absolvido de acusação de duplo homicídio


Luiz Carlos foi julgado por mortes de dois presos durante fuga na João Chaves, em 2003.

Por Redação
*Fonte: Assessoria / ACS-PM
O soldado PM Luiz Carlos Ferreira de Assis foi absolvido de uma acusação de homicídio qualificado. O policial foi submetido a júri popular, na terça-feira (8), após nove anos de espera em um processo que transcorria na 2ª Vara Criminal. Ele era acusado de ter matado dois detentos da antiga Colônia Penal Dr. João Chaves.

O advogado Lúcio de Oliveira, assessor jurídico da Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar, atuou na defesa do soldado Luiz. Ele explicou que o crime aconteceu no dia 29 de setembro de 2003, por volta de 1h30. Naquela madrugada, foi registrada uma fuga em massa e o policial trabalhava em uma das guaritas.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

propostas viáveis e responsáveis da CHAPA 01 começam a serem compridas

Comunicação da ACS-PM passa por mudanças

Acs PM RN
Uma das promessas de campanha da nova diretoria da Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar foi a renovação na comunicação entre os associados, bem como com os veículos de imprensa. Para concretizar esse objetivo foi iniciado um processo de investimentos nesse setor já neste mês de maio.

De acordo com a diretoria, até o próximo dia 20 um novo site da ACS-PM estará no ar. Mais dinâmica, a página apresentará conceitos mais modernos e interativos, facilitando o acesso dos internautas. Além da versão convencional para computadores, o portal da Associação também irá dispor de uma versão mobile, levando-se em conta o crescente uso de celulares e tablets.

O novo site trará mais notícias e mostrará diariamente o que está sendo feito dentro da ACS-PM. Os associados e internautas em geral poderão acompanhar e participar, emitindo opiniões e debatendo as campanhas e atividades. O vice-presidente da Associação, o cabo César Queiroz (Foto), explica que uma das principais novidades será a implantação do Portal da Transparência.

“Nele, poderemos prestar contas e tornar isso ainda mais visível para os associados, que poderão acompanhar dia a dia como estamos utilizando os recursos”, destaca o cabo Queiroz. Outra ideia é criar blogs dentro do novo site, com espaço para policiais ou companhias que tenham interesse em divulgar o trabalho da Polícia Militar.

Ainda no processo de mudanças, a Associação dos Cabos e Soldados também contratou uma nova assessoria de imprensa, composta pelos jornalistas Sérgio Costa e Thyago Macedo. Além do site, a meta é intensificar a comunicação via redes sociais, como Twitter e Facebook. No entanto, a ACS-PM irá retomar ainda a elaboração de um jornal periódico para distribui-lo nas unidades.



ACSPM/RN Ser sócio faz a diferença!


ASSOCIAÇÃO DE CABOS E SOLDADOS VAI AVALIAR CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PMS

ASSOCIAÇÃO DE CABOS E SOLDADOS VAI AVALIAR CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PMS
   A nova diretoria da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar, empossada no mês de abril, fará, a partir deste mês de maio, um trabalho de visitas em todas as companhias pertencentes ao Comando de Policiamento Metropolitano. O objetivo, de acordo com o presidente da ACS-PM, soldado Roberto Campos, é fazer o recadastramento e avaliar as condições de trabalho.

   "Além disso, queremos fazer um agradecimento em especial a todos os associados pela nossa eleição. Estamos com um planejamento de, a partir da próxima semana, começarmos pelas companhias do 4º Batalhão, localizado na zona Norte de Natal. A expectativa é que em três meses tenhamos concluído toda região Metropolitana", destaca.

   Soldado Roberto explica que um grupo da Associação de Cabos e Soldados passará uma semana inteira acompanhando os trabalhos em cada companhia. As visitas terão início sempre nos horários de passagem de turno, quando as equipes estão juntas. "Queremos aproveitar a oportunidade para fazer um recadastramento, de forma que os associados passem a participar e acompanhar ainda mais o trabalho e serviços oferecidos pela diretoria", completa o presidente.

SE CORRE(...) E SE FICAR?(...)


Agentes penitenciários de Mossoró entre a cruz e a espada

O governo desastroso de Rosalba Ciarlini no Rio Grande do Norte está gerando situações inusitadas, em alguns casos deixando profissionais entre a cruz e a espada.

Em Mossoró, o juiz da 1ª Vara de Execuções Penais determinou, por escrito, que o Centro de Detenção Provisória Masculino não recebesse mais presos. Estão superlotados.

Entretanto, contrariando a decisão do juiz da 1ª Vara Criminal, a Coordenadoria de Administração Penitenciária (COAPE) determina que os agentes recebam os presos.

Ocorre que se o agente penitenciário receber o preso será processado por desobedecer a uma determinação judicial, inclusive correndo risco até de termina preso.

Por outro lado, se não receber o preso, certamente passa a receber punições impostas pelo COAPE, como de praxe acontece. O quadro é de muita apreensão no CDPMM.

A situação do Sistema Penitenciário do Rio Grande do Norte é tão caótica, que se quer a secretario tem comando. O diretor do Presídio de Parnamirim pediu demissão.

O quadro é de extrema irresponsabilidade por parte do Governo do Estado.

FONTE:Retrato do Oeste
cezar.pedro@gmail.com

GREVES SEM FIM NO RN


Paralisações promovidas por sindicatos ainda não têm previsões de término


A paralisação das atividades por servidores da saúde e médicos, vem compromentendo um dos principais serviços públicos e o acúmulo de pacientes à espera de atendimento que já existia, vem aumentando cada vez mais. A greve do Sindicato dos Médicos do RN (Sinmed) teve início em 25 de abril e a do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do RN (SindSaúde) já dura há mais tempo, 38 dias, ambas sem previsão de término. Segundo o presidente do Sinmed, Geraldo Ferreira, "numa greve sempre vai haver transtornos, mas uma hora tem que se dar um basta", diz ele.

Sobre as lacunas deixadas pela greve no atendimento à população, Geraldo Ferreira esclarece que os procedimentos de urgência e emergência não deixam de ocorrer, mas apenas quando o paciente corre risco de vida é dada prioridade, os demais acontecem de forma mais lenta. Ele ainda alerta para a qualidade precária dos materiais que tem chegado aos hospitais, dizendo que isso também põe em risco o tratamento e a saúde do paciente.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

O ESTADO NO PIOR ESTADO



O ESTADO NO PIOR ESTADO

“E agora, quem poderá  nos defender?”
A crescente violência que predomina no nosso estado hoje, com  um pico maior no mês de abril, onde nos últimos quinze dias foram registrados cerca de 60 homicídios vem despertando as análises dos mais variados meios.
O sociólogo e cientista político Geraldo Magela, do centro de ciências sociais aplicadas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte apontou, em recente entrevista à imprensa local, alguns fatores preponderantes para tal fato social, dentre eles,  a precariedade do sistema penitenciário que não recupera o delinqüente e a falta de políticas públicas consistentes que, de maneira preventiva possam garantir ao jovem a distância necessária do meio propício a criminalidade.
Análises à parte precisamos atentar para um fato novo: agora a polícia está se tornando vítima em potencial de criminosos. E mais, tem sido vítima desejada, talvez pela certeza de que porta arma e também pela rixa histórica entre polícia e “bandido”.
Recentemente foram vários os casos de policiais vítimas de violência. No conjunto Soledade II, Zona Norte da capital, um PM e sua família foram vítimas de assalto dentro da própria residência enquanto se mudavam, houve troca de tiros e um marginal acabou morto, em Parnamirim um policial militar foi assaltado, teve a arma subtraída e ainda apanhou de dois adolescentes que depois foram capturados pela policia civil, outros três assaltos a policiais foram registrados na semana passada. Ontem em Pau dos Ferros, um policial militar foi ferido à bala em mais um confronto com marginais, isso há uma semana que uma mulher atirou de espingarda em um cabo da PM em jucurutu. Em Montanhas a semana passada, um adolescente atirou várias vezes contra uma guarnição de policia e se evadiu. No bairro de Felipe camarão, na Zona Oeste a vítima foi o posto de polícia comunitária que foi vítima, junto com os policiais que o guarneciam, de um atentado à bala, partindo de uma ordem de um suposto traficante do bairro.
Partindo do princípio de que a polícia é quem tem o dever de proteger o cidadão, que garantia terá o cidadão se a polícia não é mais respeitada na sua autoridade?
Que fator gerador inicia tão calamitoso processo de violência que agora não é mais apenas urbana, mas também rural?
Obviamente, temos diante de nós um assunto cujo debate é muito amplo e cujos fatores geradores podem ser tema de mestrado ou doutorado para o palpite.
A imprensa paga, sensacionalista por pura necessidade, alarda a cada vez que um policial é vitima de violência, o colocando como se este fosse imune a este mal social característico das sociedades ditas modernas e principalmente das subdesenvolvidas, como é a nossa. O policial enquanto cidadão está exposto aos mesmos riscos que o homem comum, mesmo tendo que ser tratado como um incomum dentro dos quartéis e na famigerada legislação que o rege. Dessa forma, nada impede que ele seja vitimado pelos mesmos mecanismos que combate. Afinal, não é de hoje que o homem é carrasco e vítima de seus próprios mecanismos.
O que sucumbe o nosso senso de razão é ver a inércia do estado, representado pelos seus burocratas, quando de fatos tão lastimáveis, e do próprio governo representado pela nossa pessoa como mediadores de conflitos e mantenedores da ordem e da paz necessária, inclusive da segurança de seus signatários.
Falar de grupos de extermínio, de crime organizado, de ausência de políticas públicas é simplificar um problema crônico de extrema gravidade, é assinar o certificado de incompetência do governo, principalmente no nosso estado, que historicamente vem, ao longo de décadas alternando no poder, integrantes da mesma oligarquia política.
Quem atinge um policial no exercício de seu ofício ou não deve ser julgado por crime comum ou necessariamente esse fato deveria portar um agravante?
O  nosso código penal é muito maleável e a cada reforma torna-se mais favorável a criminalidade. Quão bom seria se pudesse ao menos se assemelhar ao código penal militar que prende sem provas, não dá direito a defesa imediata, condena sem materialidade, sucumbe direitos constitucionais consagrados, tais como, o próprio direito a liberdade de expressão e mesmo assim perdura incontestável mesmo depois do advento da constituição democrática.
O que nos é certo é que numa nação onde a lei parece mole e a justiça espalha ares de injusta nada nos será mais certo do que a volta ao estado de barbárie.




Marcos Antonio de Lima Teixeira
Diretor de comunicação da ACSPMRN


FIM DA PRISÃO ADMINISTRATIVA NA PM


MJ recomenda o fim das prisões disciplinares nas PM´s


Ministério da Justiça recomenda o fim das prisões disciplinares nas PM’s A Plenária do Conselho Nacional de Segurança Pública – CONASP/MJ, em sua décima sexta reunião Ordinária, realizada nos dias 19 e 20 de abril de 2012, no uso de suas competências regimentais e atribuições instituídas, e Considerando que a Disciplina e Hierarquia são os pilares basilares das instituições militares estaduais, e que estas serão mantidas e preservadas; Considerando a necessidade de adequação dos regulamentos disciplinares das Polícias e Corpos de Bombeiros Militares Estaduais aos preceitos da Constituição Cidadã de 1988, bem como em suas emendas constitucionais;

terça-feira, 8 de maio de 2012

RECONHECIMENTO, LUTA E TRABALHO


Cabo Jeoás é convidado a participar de audiência pública sobre Segurança Pública na Câmara dos Deputados

Cabo Jeoás é convidado a participar de audiência pública sobre Segurança Pública na Câmara dos Deputados
O Cabo Jeoás, coordenador de Direitos Humanos da Associação dos Cabos e Soldados da PM/RN vai participar, a convite da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados, de audiência pública sobre “a atual situação dos policiais e bombeiros militares e as políticas públicas de valorização dos profissionais de segurança”. A audiência pública será realizada amanhã, no Plenário da Câmara dos Deputados. A audiência foi requerida pelo deputado federal Mendonça Prado (DEM/SE) e terá como palestrantes autoridades e profissionais da área. De acordo com o parlamentar, a situação da segurança pública no Brasil chegou a níveis preocupantes. Para ele, a falta de estrutura e de condições dignas de trabalho para esses profissionais prejudicam excessivamente o combate contra a violência e a marginalidade. O convite feito ao Cabo Jeoás demonstra sua capacidade e a confiança que o mesmo conquistou ao longo dos anos que esteve a frente da Associação dos Cabos e Soldados da PM/RN e como dirigente da Associação Nacional dos Praças. Jeoás esteve presente em vários pleitos da categoria no Congresso Nacional como na luta pela Lei da Anistia e pela aprovação da PEC 300/446. Ele também participou de muitas mobilizações por todo o Brasil, em busca de melhores condições de trabalho e salário para policiais e bombeiros militares. Também foram convidados a participar do debate: a Desembargadora Salete Macalloz, os deputados estaduais Jandira Rocha (RJ), Capitão Tadeu (BA), Sargento Aragão (TO), Sargento Amauri Soares (SC), os ex-deputados federais Major Fábio, Capitão Assunção e Juliano Rabelo, Coronel Rabelo da PM/RJ, Cabo Benevuto Daciolo - ex-integrante do Corpo de Bombeiros Militares/RJ, o presidente da Anaspra – Sd. Pedro Queiroz, entre outros.
 

PRAÇAS DA PM/RN CONTINUAM SEM PROMOÇÕES


Falta de Promoção é atentado à Hierarquia


Muito se ouve o discurso de que as polícias militares são instituições que possuem como princípios basilares a hierarquia e a disciplina, onde se defende o acatamento às normas e o respeito aos superiores hierárquicos. Até aí, nada mal, afinal, até mesmo as organizações privadas adotaram como modelo de eficiência este paradigma – ou alguém acha que uma empresa de sucesso permite desacatos e indisciplina por parte dos seus funcionários?

PM FERIDO EM TROCA DE TIROS


Currais Novos: trio assalta empresário,troca tiros com a PM e um morre

Um assalto a um empresário de Currais Novos acabou com perseguição, tiroteio e morte, por volta das 22h dessa segunda-feira (07). A ocorrência deu início quando a Polícia Militar foi acionada para abordar alguns homens que estavam em atitude suspeita próximo a casa do empresário Durval Dantas. Durante a chegada dos policiais a residência, três suspeitos saíram em disparada em um veículo Ecosport de placas NOL-3004, pertencente a esposa do empresário, e ao se aproximarem do Colégio Comercial, começaram a efetuar disparos contra a viatura.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

AGORA É OFICIAL



Rosalba Ciarlini oficializa presença do marido no governo

A governadora Rosalba Ciarlini já decidiu que o marido e ex-deputado Carlos Augusto Rosado assumirá o Gabinete Civil do Governo do Estado. 

O engenheiro Jaime Mariz, atualmente no cargo de secretário de Previdência Complementar do Ministério da Previdência Social, substituirá Obery Rodrigues na Secretaria de Planejamento. 

SEM SEGURANÇA


Confronto de torcidas resulta em ônibus apedrejado, tiros e jovem ferido

Um confronto entre jovens no bairro de Petrópolis, após o término da final entre ABC e América, resultou em uma onda de violência na Zona Leste de Natal. O local de encontro dos jovens, supostamente identificados como torcedores, aconteceu nas proximidades da praça cívica e o largo do Atheneu.
 
O caso mais grave foi de um adolescente de idade a ser confirmada, que foi baleado na região da cabeça e foi encaminhado para o Walfredo Gurgel em estado grave. Outros disparos de arma de fogo foram ouvidos durante a noite na cidade, mas até o momento não se tem informação sobre feridos.

Outro destaque negativo fica para o confronto entre torcedores, próximo ao estádio do Frasqueirão, momentos antes da partida, onde um ônibus da linha 73 foi apedrejado. Na ocasião, três adolescentes foram apreendidos e encaminhados para a delegacia de plantão Zona Sul.
 
A Polícia Militar não confirma até o momento se os crimes possuem relacação entre confronto de torcidas organizadas. 

FONTE: Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

imagem do dia! MECÃO CAMPEAÃO!!!

 (Fábio Cortez/DN/D.A.Press)