A SEGURANÇA EM SUAS MÃOS

A SEGURANÇA EM SUAS MÃOS
O DIA EM QUE A PM/RN PAROU!

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

O DIA EM QUE BETHOVEN DESAFINOU


Por CB Marcos Teixeira: O DIA EM QUE BETHOVEN DESAFINOU

Acs PM RN
Recentemente uma declaração bastante inoportuna gerou um enorme blá-blá-blá no interior da tropa policial militar do nosso estado, falo de um comentário de um certo Wendel Bethoven, promotor de justiça, sobre folga dos policiais e respectivamente a prática dos serviços extras, denominados “bicos”. Ao que disse o magistrado: “ os prolongados períodos de folga geralmente alternando-se em 24h de serviço por 72h de folga. Não há de se conceber que um homem sadio e em pleno vigor físico permaneça tanto tempo no ócio”.


O mesmo promotor ainda atribuiu a três fatores a facilitação do “bico”, mais uma vez sem propriedade e numa concepção simplista, típica de um leigo no assunto, então vejamos:
Confusão entre segurança pública e privada;
Baixa remuneração;
E jornada de trabalho dos policiais . ( Que para ele é folgada).


Vamos fazer uma rápida análise, ponto a ponto da visão estreita do promotor. Na verdade não existe confusão alguma entre as duas modalidades de segurança (pública e privada) estas na verdade se complementam, existe sim, uma demanda muito grande em função da omissão do estado em oferecer segurança pública de qualidade, fato esse que não é percebido pelo ministério público, do qual faz parte o nobre magistrado, cuja atividade fim, seria cobrar do estado o direito constitucional do cidadão a esse serviço essencial.


Quanto à baixa remuneração, podemos até encontrar fios de razão, porém não é fator determinante, uma vez que, o número de policiais envolvidos nesses serviços é mínimo se comparado ao efetivo total da policia militar. E mais, se confrontarmos esse dado, com dados do próprio ministério público, perceberemos que os magistrados do Rio grande do Norte ( leia-se juízes, promotores, desembargadores, procuradores) apesar de terem um salário exorbitante, vivem fazendo “bicos” em quase todas as universidades e faculdades e até em cursinhos, como professores, diga-se de passagem, alguns atribuindo valor secundário a atividade acadêmica e dando aulas de péssima qualidade.


Já referente à jornada de trabalho e conseqüentemente a folga do policial, ai sim, é que o magistrado demonstra desconhecer a realidade, pois todo aquele que trabalha em jornada de 24h ininterrupta, tem garantido por lei a folga de 72h, o que nunca ocorreu na policia militar, que só permite a folga de 48h, sendo a de 72h um fato recente e ainda pontual dentro da corporação. Um representante do MP folga muito mais, pois enquanto trabalhamos três dias em um, eles trabalham apenas ¼ de dia em um, já que a sua jornada é de 6h diárias. Assim em um dia trabalhado, o policial militar responde por quatro dias de um promotor.


Quando ele se refere ao completo vigor físico e mental do policial, que segundo o mesmo vive do ócio, engana-se mais uma vez, pois o policial militar é a categoria profissional que mais é vitimada por problemas psicológicos, psiquiátricos, problemas de stress motivado pelas jornadas sobre-humanas a que é submetido, as pressões do serviço diário na mediação de conflitos e nas derrotas constantes em sua atividade fim, do abuso da hierarquia e das constantes injustiças advindas da própria justiça, do stress característico de quem vive na linha tênue do medo, sem o direito de errar. Raramente um policial vai para a reserva, após trinta anos de serviço com a saúde inabalada.


A essa altura, se leu os comentários e a repercussão de suas declarações o promotor já deve ter mudado de opinião, mesmo assim, nos preocupa esta visão, que esperamos não seja de todo o corpo do ministério público do RN, afinal, são eles os fiscais atentos da atuação de poder do estado sobre os cidadãos, que também o somos.
Pra te ser sincero nem sei por qual razão ainda me dispus a comentar tamanha sandice, pois esse é o tipo do comentário que não merece comentário...
A propósito, o outro Bethoven era surdo ou cego?
Marcos Teixeira
É sociólogo e acadêmico de direito da UERN. Atualmente diretor de comunicação da ACSPMRN.

a BRIGADA MILITAR esquenta o clima no RS e o Governo está a um passo de perder o controle da tropa.


Brigadianos afrontam Tarso Genro, acuado no Palácio Piratini

Está cada vez mais complicada a situação do governador do Rio Grande do Sul, o petista Tarso Genro, que vem enfrentando a ira dos policiais militares (membros da Brigada Militar), os quais o atacaram duas vezes, dentro do próprio Palácio Piratini, em apenas dez dias. Tarso Genro prometeu demais durante a campanha eleitoral (piso salarial da PEC 300) e agora não sabe o que fazer, perdendo autoridade a cada dia que passa. Praças e cabos, reunidos na Abamf, mais sargentos e tenentes, reunidos na ASSTBM, junto com os oficiais, reunidos na AssOfBM, perceberam que o governo petista tenta dividí-los e avisaram que reagiriam.

A situação nesta quarta-feira era a seguinte: sargentos, subtenentes e tenentes rejeitaram aumentos de 18%, 11% e 10,5%, respectivamente, e que ainda seriam escalonados. E todos resolveram se reunir na noite desta quarta-feira para endurecer discursos e ações contra o governo petista, porque não receberam proposta alguma.

Nesta quinta-feira, soldados e cabos terão assembléia na Abamf para dizer se aceitam aumento salarial de 23,5%. Ao que parece, com grande clareza, o governo do petista Tarso Genro perdeu o controle da tropa. A oferta de 18% para sargentos e 11% para subtenentes e tenentes não agradou em função de que o governo ofereceu aos soldados mais de 20%. O grupo busca um reajuste igual para todos.

Os brigadianos já perceberam que apenas unidos e reagindo com força poderão conduzir o governo a negociações sérias. As três entidades principais (soldados e cabos; sargentos e tenentes; oficiais) resolveram unir o discurso e as ações. Depois de rejeitar as propostas feitas pelo governador Tarso Genro em 15 assembléias realizadas no Interior do Estado, os líderes e militantes da Associação dos Sargentos e Tenentes da Brigada realizou um protesto, na manhã desta quarta-feira, em frente ao Palácio Piratini, sede do governo do Estado, em Porto Alegre.

Os manifestantes foram fardados e promoveram um "apitaço" diante do Palácio Piratini. Na manhã desta quarta-feira, a associação confirmou a decisão das regionais. Os PMs reivindicam um reajuste linear para a categoria. De acordo com o tenente Érico da Rosa, da associação regional de Pelotas, os PMs esperam agora uma nova reunião com os representantes do Executivo estadual.
fonte:http://www.capitaoassumcao.com/

a retomada da GREVES vão começar.




Policiais civis decidem sobre nova greve na semana que vem


Os agentes e escrivães da Polícia Civil se reúnem na próxima quarta-feira (28), para uma assembleia que marcará o indicativo de greve. A categoria tentou reunião com o Governo do Estado para tratar do acordo firmado para o fim da greve, mas não obteve sucesso.

O Executivo não sinalizou a nenhuma das categorias a confirmação do cumprimento dos pontos negociados durante as paralisações. O dia de pagamento dos policiais civis é na sexta-feira (30), caso o salário não seja reajustado como ficou acordado, eles podem retomar a greve.
foto:arquivo do blog

enquanto isso os Policiais Militares aguardam o reunião do dia 27 desse més pra só então decidirem o que fazer  espero que as coisas aconteçam da melhor maneira possível pois a categoria não aguenta mais protelar essa situação e tudo que o Estado não precisa nesse momento e de um PM ainda mais desmotivada.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Câmara dos Deputados aprova anistia para bombeiros grevistas


BRASÍLIA - A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, 20, à noite, em votação simbólica, projeto de lei que concede anistia para os bombeiros de cinco estados que participaram de movimentos grevistas por melhoria salarial. A proposta vai agora para a sanção da presidente Dilma Rousseff. O projeto anistia de infrações previstas no Código Penal Militar e no Código Penal os bombeiros do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rondônia, Alagoas e do Sergipe.

O projeto aprovado na terça-feira na Câmara se baseia na Lei 12.191, de 13 de janeiro de 2010, que concedeu anistia aos bombeiros de oito estados (Rio Grande do Norte, Bahia, Roraima, Tocantins, Pernambuco, Mato Grosso, Ceará e Santa Catarina) e do Distrito Federal que participaram de movimentos reivindicatórios. A proposta original aprovada no Senado previa a anistia apenas para os bombeiros do Rio de Janeiro.

Em 4 de junho, 439 bombeiros do Rio foram presos depois de ocuparem o quartel general da corporação, no centro da cidade. "O projeto do Senado era igual ao meu, mas lá foram acrescentados outros estados", explicou o deputado Alessandro Molon (PT-RJ), relator do projeto aprovado ontem na Câmara.

Mesmo com a anistia aprovada na terça, os bombeiros ainda terão de responder por motim e danos, segundo o Tribunal de Justiça do Rio. O comandante da corporação, Sérgio Simões, que acumula o cargo de secretário estadual da Defesa Civil, já avisou que as punições administrativas também serão aplicadas

Fonte: Estadão

PALAVRA DADA, AÇÃO NEGADA!

O que mais se tem ouvido da governadora é que não pode assumir compromissos que na possa cumprir, como se estivesse cumprindo os que assume. Falo do compromisso assumido ante a tropa 2011 quando da sua formatura em Mossoró. Lá a governadora garantiu que em agosto, estes já receberiam seus vencimentos de forma integral, mesmo sabendo que ainda deve salários de alunos para os mesmos. Com a promessa todos ficaram atônitos, já que a governadora sempre diz que só promete o que pode cumprir.


Em agosto não receberam o salário conforme a promessa assumida, e ainda não se sabe sobre setembro, sabe-se então que os policiais estão trabalhando, inclusive em regiões remotas do estado sem salário e com poucas condições de custearem viagens e aluguéis.
Não sabemos o motivo pelo qual todas as turmas que se formam passam por estes percalços uma vez que ficam em formação por seis ou oito meses e não se providencia logo, a solução para este problema.


Palavra dada, palavra esquecida... Esperamos que tenham condição ao menos de comprar cuecas, já que as calças os bandidos estão os fazendo tirar, justamente na região onde estão concentrados a maioria desses bravos homens.
ACSPMRN
DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Segurança Pública é prioridade? #maisorçamentoparasegurançapública



Temos insistido junto a sociedade e ao Governo do Estado em valorizar a profissão Policial e Bombeiro. Apresentamos estudos com dados e estatísticas sobre a situação caótica que vive a segurança pública, mas, infelizmente, o governo “tem pagado pra ver” ou não tem pagado e está vendo o que está acontecendo, mas ainda não percebeu e nem tem estratégias para conter o que está pra acontecer: a escalada crescente da violência em nosso Estado, historicamente tranquilo e pacato.

Os Policiais Militares, por quem falo com propriedade, vivem no limite do esgotamento seja ele físico, psíquico ou profissional.

Os Policiais que trabalham em uma carga horária excessiva e desumana de 24h de trabalho por 48 horas de folga e ainda nessas 48h, de folga são submetidos a escalas extra de turnos de 6, 12 e até 24h, chegando a cumprir uma carga horária de 360 horas por mês, isso é equivalente a trabalhar 12h todos os dias, num serviço que lida com a vida, a liberdade e a justiça das pessoas. Alguém consegue imaginar como funciona a mente desses profissionais?
Não podemos deixar de constatar que a maioria dos Policiais e Bombeiros se submetem aos serviços extras, os chamados bicos, em alguns casos chegam a ausentar-se de suas famílias durante semanas a fio. Sem falar na aquisição de doenças devido ao estresse e esgotamento físico e mental, por pura necessidade e desespero de manter um padrão de vida para seus filhos.

Não podemos deixar de denunciar um problema que assola a vida das famílias de nossa sociedade e como sociedade, não seria diferente conosco: muitos Policiais e Bombeiros por diversos motivos e razões estão aprisionados as drogas seja lícitas ou ilícitas.

Não é raro lermos ou ouvirmos nos noticiários: Mais um policial morto. Essa notícia que nos choca e nos indigna tem-se tornado corriqueira e queira Deus que não passemos a dizer, mais um! Achando isso corriqueiro e normal. Somente este ano já tivemos 12 policiais vítimas da violência,em nosso Estado, e três deles estavam em serviços extras, sendo dois já aposentados. Dado que nos mostra outra realidade, depois de dedicar 30 anos na segurança da sociedade, depois de aposentado o policial necessita trabalhar para complementar a renda.

Outros problemas ainda podemos constatar: péssima alimentação quando fornecida pelo estado; cortes dos vale alimentação; legislações arcaicas e ultrapassadas, necessitando de modernização; falta de ascensão na careira, mesmo havendo vagas para as promoções; e hoje, digo hoje, nesse  exato momento, policiais são escalados para serviço extra sem pagamento de horas extras e de forma obrigatória, isso está acontecendo no Presídio de Parnamirim, policiais na folga, são escalados de forma obrigatória para dobrar o serviço.


Em mossoró, "pais das maravilhas", a situação ainda é pior e mais preocupante, depois de liderar os dados estatisticos como cidade mais violenta nos primeiros meses deste ano, a solução encontarda pelo governo foi criar um novo Batalhão de Policia, sem contratar novos policiais, ou acrescer o efetivo existente na cidade, sem adquirir novas viaturas, novos armamentos, novos coletes, simplismente criou outro Batalhão para divir o pouco efetivo da cidade e a estrutura da segurança, uma verdadeira maquiagem para enganar a população. Num verdadeiro ato de irresponsabilidade, deslocou parte da estrutura e efetivo para novas instalações. Verdadeiramente um ABSURDO!!!


Por falar nisso, o efetivo da Policia e do Bombeiro são insuficientes em todo Estado, chegando no caso da PM, a equivaler, a uma média de mais de 1000 habitantes para cada policial, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) recomenda uma média de 250 habitantes para cada policial. Não obstante, temos mais de 1000 vagas no quadro de soldado da PM e menos de 800 aptos a serem contratados para o curso de formação de soldados. Ou seja, temos mais vagas do que convocados.

Apresentamos os dados ao Governo que em 48 cidades de nosso Estado a Policia Militar realiza a guarda, custódia e segurança de presos a disposição da justiça, num descarado desvio de função. Essa realidade, contestada pelas autoridades pode explodir a qualquer momento como uma bomba relógio, como está sendo com o sistema penitenciário.

Por falar nisso, apresentamos relatório do Sistema Penitenciário demonstrando a fragilidade e insuficiência do sistema. A estrutura e condições de trabalho dos policiais e agentes são mínimas ou inexistentes. Para se ter idéia, em alguns casos, os policiais se alimentam da comida feita pelos próprios presos, as armas são insuficientes, não tem viatura a disposição dos Presídios e CDPs, os alojamentos são insalubres e o mais grave, falta coletes e armas não letais na maioria dos presídios. E se os policiais são tratados com desumanidade e desrespeito, imaginem os presos.
  
Apresentamos ao Governo a situação real e preocupante da estrutura de segurança pública, verdadeiramente um caos e uma desordem que precisa de uma atitude enérgica e urgente. E para sair dos discursos é necessário orçamento e empenho, destinação das verbas públicas e prioridade com a segurança. O Governo do Estado e a Assembléia Legislativa precisam adequar o Orçamento do Estado para 2012, garantindo pelo menos 15% do PIB para Segurança Pública.


Claro, que não poderia estar expondo essas verdades e reivindicando as soluções para esses problemas já que sou militar e estaria cocorrendo a algum ou alguns crimes dessa legislação arcaica e desconforme com a realidade de nosso pais: DEMOCRACIA E LIBERDADE DE EXPRESSÃO. O faço sem medo de punição e exclusão, mesmo porque estou, segundo meu juizo, buscando melhorias para Segurança de nosso povo e melhor qualidade de vida para nossa sociedade, que almeja todos os dias viver em paz.

Já contamos com o empenho e dedicação dos Policiais e Bombeiros de nosso Estado, agora precisa de orçamento para poder trabalhar! "Tem segurança quem pode pagar por ela", como diz um Amigo meu, Comandante de um Interior em nosso Estado!

Cabo Jeoás Santos
Diretor Regional Nordeste da Associação Nacional dos Praças Policiais e Bombeiros - ANASPRA

reunião com o Governo gera NOVA reunião! e SÓ!


como havia sido anunciado antes aqui no pagina ontem ouve a tão esperada reunião com o Governo do Estado(representantes) alem do Sec de Administração Dr. Anselmo tambem estiveram presentes o Sec de Segurança Publica: Aldair Rocha, o Cmt da Policia Militar: Cel Araujo, o cmt do Corpo de Bombeiros: Cel Dantas alem das representações de todas as entidade de oficiais e Praças da PM/RN.


Na reunião onde o governo deveria apresentar sua contraproposta como havia sido informado anteriormente, isso não aconteceu! os representantes do Governo foram lá informar que essa contraposta só seria apresentada em uma próxima reunião que devera acontecer próxima Terça-Feria(27) causando uma grande decepção aos presentes e posteriormente a toda a categoria que vem sedo trazida a passos lentos para um acordo salarial com o Governo do Estado.

 Não é a primeira vez que o Governo gera falsas expectativas para a categoria no dia 25 de   Agosto tinha essa expectativa já de um pronunciamento favorável para a categoria durante um café da manhã organizado pelo CMT geral e que contou com a presença da Governadora Rosalba que mais uma vez declarou sua simpatia pela Policia Militar e que o nosso Subsídeo seria viabilizado(...)

 Então as entidade(praças) marcaram uma reunião para o dia 5 onde nessa reunião o CMT esteve presente e informou que o Governo Apresentaria a tão esperada proposta em uma nova reunião a ser realizada no dia 19(ontem) e ao invés  da proposta o Secretário informou que NÃO tem como pagar a nossa proposta(entregue ao Governo há alguns meses) e que era necessário marcar uma nova reunião para próxima Terça(27) onde só então seriam apresentado uma proposta"segundo ele" dentro das possibilidades financeiras do governo e em observância  a paridade salarial entre as categorias que companhem a Segurança Publica!  
   
O Secretário: "haverá uma simetria entre todas as instituições de segurança pública do estado e em vez de níveis será trabalhado o anuênio. Respeitando sempre a lei de responsabilidade fiscal."

Ficando marcada a próxima reunião para ocorrer às 16:00 horas, do dia 27 de setembro.

após a reunião as Entidade representativas de Praças PMs e BMs do RN se reuniram para avaliar a reunião e nessa reunião ficou definido que as Entidade chamariam uma Assembléia Geral com a categoria para o Próximo dia 4 de Outubro onde estaríamos apresentando a proposta do Governo(que tomara que venha) e decidiremos JUNTOS o que fazer em seguida!

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Sargento Siqueira volta a ser noticia no senário Político do RN

 Salatiel de Souza dá lugar a Sargento Siqueira na Semsur





A prefeita Micarla de Sousa (PV) promoveu mais uma mudança em seu time de auxiliares. Dessa vez, a troca se deu no segundo escalão. A edição de sábado (27) de Agosto do Diário Oficial do Município (DOM) trouxe a publicação da exoneração “a pedido” do ex-vereador Salatiel de Souza do cargo de secretário adjunto da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur). Em seu lugar, assume o ex-vereador Sargento Siqueira. 

o Sargento Siqueira já tinha voltado ao noticiário político Estadual no fim do ano passado(2010) quando assumiu a cadeira de Deputado Estado na vaga do Deputado Gilsom Moura que se afastou da Assembléia por motivos pessoais dando a oportunidade do então suplente Sgt Siqueira assumir ainda que por pouco tempo. 


agora o Sargento Siqueira que já havia assumido por 02 vezes como vereador, a primeira como suplente e depois como Vereador eleito e também havia assumido uma cadeira na Assembléia Legislativa Estado tem nova oportunidade de assumir um cargo publico como  secretário adjunto da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur).

a pec 300 pode ganhar um reforço com a volta do PAI da PEC. ao Congresso



PEC 300: Major Fábio pode voltar à Câmara



DEM faz campanha para emplacar Damião Feliciano na vaga no TCU; ‘eleição’ deixa caminho livre para retorno do defensor da PEC 300

O ex-deputado federal major Fábio (DEM) iniciou, neste domingo (18), uma campanha no twitter para tentar sensibilizar a bancada federal a votar unida no nome do deputado federal Damião Feliciano (PST), na vaga de ministro do Tribunal de Contas da União. Com a hastag # DamiaoFelicianonoTCU, o parlamentar espera convencer a bancada Paraíba na Câmara Federal a fazer o ‘Pacto pela Paraíba’.

“Essa é mais uma oportunidade de se praticar o Pacto Pela Paraíba. Damião Feliciano no TCU é a Paraíba mais forte”, postou o Democrata.

A iniciativa de major Fábio não visa apenas ajudar o político paraibano, mas também ajudar a si próprio a voltar a obter a titularidade de um mandato. É que caso Feliciano seja o escolhido para a vaga no Tribunal de Contas da União, a vaga do parlamentar na Câmara Federal automaticamente passará para o primeiro suplente da coligação, que no caso é o ex-deputado federal Major Fabio.

No campo das possibilidades, caso Fábio consiga emplacar novamente um mandato, o democrata voltará à cena política com força total para defender a PEC 300, proposta que estipula um piso nacional para policiais e bombeiros.

Na ultima legislatura, major Fábio conseguiu a titularidade do mandato graças à cassação do mandato do então deputado Walter Brito Neto (PRB), por infidelidade partidária. Vale salientar que Brito só emplacou o mandato porque o ex-deputado federal Ronaldo Cunha Lima (PSDB) renunciou ao cargo, para se livrar do julgamento por tentativa de assassinato ao ex-governador Burity.

Assim, o ditado que o 'raio' não cai duas vezes no mesmo lugar, seria descartado, pois Major Fábio, pela segunda vez, emplacaria um mandato federal.

mais um triste adeus!



Policial Militar morre em acidente de trânsito na Região Oeste


O soldado da Polícia Militar Francisco Clementino de Sá Neto, de 40 anos, morreu em um acidente de trânsito na tarde deste domingo, na cidade de Mossoró, região Oeste do estado. Ele colidiu sua moto em um carro na avenida João da Escóssia, próximo ao contorno da BR-304.

De acordo com a polícia local, Francisco, conhecido como Neto Bola, conduzia sua motocicleta Bros de placas NNP 2583/Mossoró no sentido hotel Thermas/Rodoviaria, quando no semáforo da João da Escóssia com a avenida do Contorno colidiu num Honda FIT de placas NNP 5976/Alexandria que trafegava no sentido Shopping/Centro da cidade. 

Neto teve morte no local. A motorista do veículo, que não teve sua identidade revelada, sofreu escoriações e foi socorrida para o hospital regional Tarcísio Maia. A polícia ainda apura as causas do acidente. Neto era policial militar há 14 anos, desde 1997. Atualmente, ele estava trabalhando na escolta da penitenciaria Agrícola Mário Negócio.

Peritos do Instituto técnico e cientifico de policia Itep, removeram o corpo de Neto para os procedimentos de necrópsia. O velório deverá acontecer na igreja Assembléia de Deus, na avenida principal do abolição IV.

domingo, 18 de setembro de 2011

CONVOCAÇÃO CURSO DE SARGENTO ESPECIALISTA DE 97


CONVOCAÇÃO CURSO DE SARGENTO ESPECIALISTA DE 97


Em cumprimento a decisão do Supremo Tribunal Federal, a Polícia Militar realizou a primeira convocação dos policiais militares aprovados no concurso de sargentos especialistas de 1997 na Qualificação Policial Militar Particular de Motorista.


Ocorre que apesar da decisão mandar dar continuidade ao certame, o que significa a convocação de 40 policiais militares que era o número de vagas existente à época do concurso, a convocação publicada no Boletim Geral da Corporação contemplou apenas 20 militares, isso em razão de que nos 40 primeiros colocados apenas vinte estariam aptos a cursarem, pois foram tirados da relação os que já eram sargentos, os da reserva remunerada e os falecidos.


Em contato com os órgãos gestores da Instituição foi levantado de que o entendimento do comando é que após a reunião com os convocados marcada para o dia 28 de setembro, haverá uma segunda convocação para o preenchimento do total das quarenta vagas, dessa forma os suplentes devem ficar atentos.


A Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar do RN continuará vigilante e prestando informações pertinentes ao referido concurso para a categoria policial militar, dessa forma servindo como olhos e ouvidos dos seus associados e demais companheiros.
Diretoria Jurídica da ACSPMRN