A SEGURANÇA EM SUAS MÃOS

A SEGURANÇA EM SUAS MÃOS
O DIA EM QUE A PM/RN PAROU!

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Escritor que inspirou o filme Tropa de Elite afirma não entender por que a Constituição de 1988 não alcançou os militares.


Não ousamos tocar no cordão umbilical que liga as Polícias Militares ao Exército


Escritor que inspirou o filme Tropa de Elite afirma não entender por que a Constituição de 1988 não alcançou os militares.
Luiz Eduardo Soares já foi secretário nacional de Segurança Pública e titular da mesma pasta no estado do Rio de Janeiro.
Já escreveu vários artigos e livros sobre a temática, entre eles a obra Elite da Tropa, que acabou por inspirar o filme Tropa de Elite. Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, o escritor – que é também antropólogo – tocou num assunto extremamente discutido nos pátios dos batalhões de Polícia Militar brasileiros: o sobrenome ‘militar’.

Em artigo publicado recentemente, Luiz Eduardo disse que “não ousamos tocar no cordão umbilical que liga as Polícias Militares ao Exército”, fazendo alusão aos 25 anos da Constituição Federal de 1988 sem que, nesse ponto, nada tenha sido mudado.

- Já escrevi muito a esse respeito, mas nunca me dei por satisfeito. Sempre me pergunto: como é possível que um país que se transforma todo o dia possa enfrentar um de seus maiores problemas, a insegurança pública, com instituições organizadas pelo passado. Claro, na transição era preciso aceitar as imposições dos militares. Mas se passaram 25 anos. Não há como justificarmos nossa inércia com temores de golpes militares – declarou Luiz Eduardo.

Cidadania limitada
A Constituição de 1988 é chamada por muitos de “Constituição Cidadã”, uma vez que rompeu com o período [muito pouco saudoso] da Ditadura Militar no Brasil, trazendo preceitos democráticos e ampla liberdade de opinião e manifestação do pensamento para a sociedade brasileira.

Exceto para os militares.

paraibaemqap

violência contra PM


Sargento da PM é balado durante tiroteio na Grande Natal
Um sargento da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, identificado até o momento apenas pelo nome de Adelino, foi baleado na noite desta terça, após uma perseguição contra bandidos seguida de tiroteio na região metropolitana de Natal. De acordo com a própria polícia, o PM passa bem e não corre risco de morte. 

"O Sargento levou um tiro transfixante na mão, mas graças a Deus não foi nada de mais grave. Ele foi conduzido ao hospital e está bem", explicou o Coronel Jair Júnior. A ação teve início quando três homens iniciaram uma série de assaltos em Parnamirim após roubar um carro. 

A polícia foi acionada e iniciou diligências na tentativa de localizá-los. "Na altura de Canabrava (distrito de Macaíba), os policiais localizaram o trio e foram recebidos à bala. Houve perseguição e tiroteio e então o PM acabou baleado", explicou Jair.

Os bandidos abandonaram o veículo e fugiram em direção ao matagal. Desde então a polícia ainda está em diligências na tentativa de localizá-los, mas sem êxito. O Sargento Adelino faz parte do Grupo Tático Operacional do 3º Batalhão de Parnamirim.
fonte:Do DN Online

CMT Geral publica em seu blog garantias do pgt do subsidio para os inativos.


“Trabalhe para manter viva em seu peito aquela pequena faísca de fogo celestial, chamada consciência.” George Washington
Hoje dia 15 de janeiro de 2013 me dirijo mais uma vez aos Militares da Reserva daPMRN e seus familiares, para informar e esclarecer as dúvidas da implantação do Subsídio para os Inativos e Pensionistas da nossa Instituição.
Na reunião do dia 05 de setembro de 2012 na sede da Secretaria de Administração ficou definido que a implantação do Subsídio para os Inativos e Pensionistas teria inicio em janeiro de 2013 e seria realizada por NÍVEIS, conforme o Termo de Acordo assinado por várias autoridades que estavam presentes na referida reunião.
Iniciando em janeiro de 2013 e terminando em outubro de 2013, ou seja, todos os meses será corrigido e acrescido um nível, vejamos um exemplo prático de um 3º Sargento que foi para reserva e tinha 30 anos de serviço (Nível X):
Desejo informar a todos Inativos e Pensionistas da PMRN que participei de uma reunião com a Governadora Rosalba Ciarlini que garantiu a implantação do Subsídio neste mês de janeiro de 2013, conforme o acordo no assinado no ano passado, também posso dizer que mantive contato pessoal com o Dr. Alber – Secretario de Administração do Estado, onde o mesmo me informou que aFolha de Pagamento já está sendo feita com as alterações de acréscimo para pagamento no final de janeiro de 2013. 
Blog:cmt Geral

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Governo e Comando da PMRN preveem concursos para 2013


Governo e Comando da PMRN preveem concursos para 2013

O Governo do Estado do RN e o Comando da Polícia Militar do RN já expressaram publicamente a intenção da realização de concursos para Soldados e Oficiais da PM.

Em formatura dos 16 Aspirantes-a-Oficial na tarde dessa sexta-feira (7) a Governadora do Estado, Rosalba Ciarlini, anunciou a realização de um novo concurso para o Quadro de Oficiais da PMRN no ano de 2013. Apesar de não ter divulgado o quantitativo, espera-se a abertura de 120 vagas para o cargo de Oficial PM, devido ao déficit existente no quadro. A expectativa também é de que o próximo concurso destine vagas para candidatas femininas, caso não seja ampla disputa, haja vista não haver concurso para Oficial feminina há mais de dez anos e nem a PMRN possuir Tenente feminina no quadro combatente.

O fim do “auto de resistência”


O fim do “auto de resistência”

Desde o final do ano passado os policiais e especialistas em segurança pública discutem a medida publicada pelo Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Presidência da República, que “dispõe sobre a abolição de designações genéricas, como ‘autos de resistência’, ‘resistência seguida de morte’, em registros policiais, boletins de ocorrência, inquéritos policiais e notícias de crime” (Resolução nº 8, de 20 de dezembro de 2012).
 
Para o Conselho, o termo “auto de resistência” pressupõe, antes de qualquer investigação e comprovação do que ocorreu, que houve resistência por parte do cidadão que foi ferido ou mesmo morto em decorrência da ação policial, daí a mudança para “lesão corporal decorrente de intervenção policial” ou “homicídio decorrente de intervenção policial”. Mas na Resolução não há apenas esta novidade em relação à atuação policial em que há uso da força letal:
 

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

NOTÍCIAS SOBRE O CFC E CFS:


NOTÍCIAS SOBRE O CFC E CFS: Comandante descarta realização de concursos e espera encaminhamento da Lei de Promoções de Praças

Desde maio do ano de 2010, o Comandante Geral da PMRN, Coronel PM Araújo, vem anunciando a realização do concurso interno para as graduações de Cabo e Sargentos. No entanto, já passados quase três anos desde o primeiro anúncio oficial, nenhum certame foi realizado e os PM’s entram para o 16º ano sem possibilidade de ascensão profissional para a graduação de sargento e no 11º para a graduação de cabo.
O concurso teria sido garantido nos anos anteriores pelo Comandante Geral, tendo inclusive formado comissões para a sua realização; contudo, o mesmo não saiu do papel. O último Governador, Iberê Ferreira, modificou a legislação vigente, realizando algumas alterações sobre o ingresso à graduação de sargento, mas nada além disso.
Atualmente, existem mais de 800 vagas disponíveis para a graduação de Sargento PM e mais de 1,2 mil para a graduação de Cabo PM. Em conversa informal com o Comandante há alguns meses e indagado sobre a realização dos concursos, o mesmo afirmou que estaria esperando a aprovação da Lei de Promoções de Praças. Ainda no último dia 12 (sábado), um internauta policial perguntou ao Comandante Geral em seu blog sobre a realização do concurso para sargento, que respondeu que estaria trabalhando na Lei de Promoções de Praças.
A Lei de Promoções de Praças, no entanto, ainda não fora encaminhada ao Governo do Estado para apreciação e, segundo informações extra-oficiais, possivelmente a mesma passará por modificações até a sua aprovação final na Assembléia Legislativa. Até a aprovação da Lei, que pode ocorrer neste ano – dependendo da vontade política, como em anos posteriores, a PMRN continua com um número ínfimo de cabos e, principalmente, de sargentos, e os PM’s continuam sem qualquer possibilidade de ascensão profissional.
fonte: blog sd glaucia

ACSPM/RN e o INSTITUTO SAGRADA FAMÍLIA celebram convênio

Acs PM RN

A ACS-PMRN e o INSTITUTO SAGRADA FAMÍLIA celebraram convênio com intuito de fornecerem aos sócios e dependentes da ACS-PMRN os serviços educacionais com desconto de 30%.


Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.


End. Avenida Coronel Estevam, 1415 - Alecrim Natal - RN, 59035-000
(84) 3213-2600.


contato@sagradafamilianatal.com.br