A SEGURANÇA EM SUAS MÃOS

A SEGURANÇA EM SUAS MÃOS
O DIA EM QUE A PM/RN PAROU!

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

a ACSPM/RN denuncia situação precárias dos presídios e CDPs



ASSOCIAÇÃO DIVULGARÁ RELATÓRIOS DA ESTRUTURA E CONDIÇÕES DE TRABALHO NOS PRESÍDIOS E CDPs

ASSOCIAÇÃO DIVULGARÁ RELATÓRIOS DA ESTRUTURA E CONDIÇÕES DE TRABALHO NOS PRESÍDIOS E CDPs
Durante o ano de 2011, a Associação dos Cabos e Soldados avaliou a estrutura e condições de trabalho dos seus associados nos presídios e CDPs de todo o Estado do Rio Grande do Norte e detectou varias irregularidades e desrespeito aos direitos humanos dos profissionais de segurança.
A primeira pesquisa realizada no período de Janeiro e Fevereiro de 2011 detectou diversos problemas na estrutura e condições de trabalho dos Policiais Militares nos presídios e CDPs de todo Estado. Foram visitados 18 unidades prisionais e mais 54 cidades nas quais os Policiais Militares realizam ilegalmente a custódia/guarda de presos sem apoio de agentes penitenciários ou de policiais civis.

A segunda pesquisa foi realizada entre os meses de Outubro e Novembro de 2011 e constatou as mesmas irregularidades e deficiencias do sistema prisional. Realizamos ainda uma terceira pesquisa na última semana, esta somente nas unidades prisionais da Capital e novamente foi constatado que nehuma providência foi adotada pelas gestores do sistema prisional. Vale frisar, que todas as pesquisas resultaram em relatórios e que estes foram encaminhados ao Governo do Estado diretamente e através das Secretarias competentes.
Podemos inclusive afirmar que nesta última semana detectamos que a situação do sistema prisional agravou-se consideravelmente pois durante as primeiras pesquisas a insuficiência de efetivo era persebida, mas devido a gratificação paga, à época, pelo Estado, os Policiais Militares se sugeitavam a trabalhar mesmo acometido de alguma doença. Hoje, a insuficiencia de fetivo é consideravel chegando a casas de para assumir o serviço de guarda contar-se apenas com um policial para ativar 4 guaritas, como tive o desprazer de presenciar na noite passada. Nos CDPs a situação ainda é mais grave: Nas primeiras visitas constatava-se um numero de 3 Policiais Militar para o serviço em cada CDP. Nesta semana, podemos detectar que apenas 2 Policiais Militares realiza a guarda/custódia de, em alguns casos, como no CDP da Ribeira mais de 120 detentos e para agravar ainda mais essa situação estão sendo remanejados 1 de cada CDP para o reforço da guarda de Alcaçuz, como diz o ditado popular: "cobrindo um santo e descubrindo outro". E para ser mais realista como ouvi da boca de um Sargento na noite passada: "tampando um rombo com a areia de outro".
Além desa deficiência de efeitivo os Policiais Militares sofrem ainda com a falta de coletes balisticos, amaioria estão vencidos e em algumas unidades prisionais não existe coletes balisticos. Além disso, a mioria dos postos de serviço nos Presidios ou CDPs não dispoem de radio comunicação, armamento insuficiente e inadequado, alimentação de péssima qualidade e em alguns casos feitas pelos próprios presos. O assunto mais comentado entre os Policiais Militares é sobre o retorno da gratificação de apenas R$ 300,00. "companheiros, tenho buscado a melhoria das condições de trabalho e estamos lutando para a gratificação voltar aos contracheques" digo.
A segurança dos próprios Policiais Militares foi um tema muito abordade já que eles alegam  a dificuldade de acesso aos postos de serviço, em alcaçuz Policiais Militares andam por cima de dunas, sem iluminação, pra poder chegar a guarita. Dessas, muitas
Sem pessoal suficiente, sem a segurança devida, sem armamento adequado, sem alimentação de qualidade, com problemas de esgoto e eletrico sem comunicação via rádio só nos resta através deste Blog fazer sinal de fumaça para acreditar que alguem corra pra olhar se tem fogo e nos ajude a combater a corrupção, os desvios, os privilégios e falta de respeito e valorização de nossa profissão.
A Entidade sugere ainda a criação de uma mesa de negociação permanente com a participação de Gestores, Trabalhadores e Sociedade. Para debater todos os problemas, encaminhar sluções e construir uma segurança pública justa e cidadã.
via @cbjeoas www.cabojeoas.com

Nenhum comentário: