A SEGURANÇA EM SUAS MÃOS

A SEGURANÇA EM SUAS MÃOS
O DIA EM QUE A PM/RN PAROU!

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

FUGA DE ALCAÇUS: A CULPA É DO GOVERNO


Sindasp diz ter provas de que fuga em Alcaçuz é culpa do governo

Preso gravou vídeo narrando a fuga em massa e contestando as declarações do engenheiro responsável pela construção do pavilhão.


Em um jogo de empurra entre sindicato e Governo, quanto à responsabilidade pela fuga de 41 presos do pavilhão de segurança máxima de Alcaçuz, na quinta-feira (19), a presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do estado (Sindasp/RN), Vilma Batista, afirmou nesta segunda-feira (30), em entrevista no Jornal96, da 96FM, que o Governo foi negligente ao inaugurar o pavilhão, em outubro passado, sem a infra-estrutura adequada.

Ela ainda afirmou que os poucos cadeados que têm nas grades das celas foram comprados pelos agentes penitenciários, e que não fossem por esses, todos os presos teriam fugido. “Discurso o Governo faz, todo mundo faz, mas nós vamos provar que se houve negligência foi do Governo que abriu a ala sem nenhuma habitabilidade de presos”.

Segundo Vilma, à época da inauguração, o Governo firmou um Termo de Ajustamento de Conduta, com o Ministério Público garantindo que apenas 88 presos seriam transferidos para o novo pavilhão, mas no dia da fuga, o pavilhão abrigava mais que o dobro. 178 presos.



A presidente do sindicato revelou que foi gravado um vídeo com um dos presos explicando como ocorreu a fuga em massa e contestando as declarações do engenheiro responsável pela construção do pavilhão de que nenhum preso conseguiria fugir se não houvesse facilitação.

“Antes de divulgar o vídeo, vou mostrá-lo ao secretário estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc), Fábio Hollanda. Como os presos falam lá dentro, quem faz engenharia no presídio são eles”, disse a presidente do Sindasp.

Segundo Vilma, o sindicato enviou um relatório no início do ano passado à equipe de transição do Governo do Estado, apresentando o cenário do sistema penitenciário estadual. “O ex-secretário [Sejuc] Thiago Cortez, até criou muitos projetos, na tentativa de melhorar o Sistema, mas a maioria não saiu do papel”, lamentou.

Ela ainda lembrou que em novembro passado a governadora Rosalba Ciarlini prometeu nomear no mínimo quatro agentes penitenciários para substituir as vagas de aposentados e falecidos, mas ainda não o fez. O Sindasp aponta um déficit de 450 agentes penitenciários para atender as 38 unidade prisionais do Estado.

Para a presidente do sindicato, 2011 foi o pior dos últimos 10 anos. “Faltou comida para os agentes e para os presos, faltou médico, faltou de tudo e nós tínhamos que nos virar freqüentemente. Teve dia de ser servido apenas um pão no café da manhã”, lamentou
FONTE: NOMINUTO

Nenhum comentário: