A SEGURANÇA EM SUAS MÃOS

A SEGURANÇA EM SUAS MÃOS
O DIA EM QUE A PM/RN PAROU!

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

SEGURANÇA NA COPA 2014


Segurança na Copa do Mundo de 2014 atenderá padrão FIFA

Por Thyago Macedo, via Portal BO
O oficial da Polícia Militar informou que todo o processo de ações para a segurança deve atender ao que determina o Padrão FIFA. “Em todo o mundo o procedimento tem que ser o mesmo. No entanto, a quantidade de policiais que vão atuar em cada praça esportiva é decidido pela polícia local. O que eles orientam, por exemplo, é que a área interna dos estados seja toda fiscalizada por seguranças particulares. Contudo, isso ainda está sendo analisado, pois a polícia do Brasil não costuma atuar dessa maneira”, lembra.
O coronel explica que a cultura brasileira torna mais frágil um possível policiamento feito por segurança privada. De acordo com Zacarias Mendonça, o esquema no local de jogos é feito por anéis de segurança. O último anel, já no entorno dos estádios, é o espaço que seria privado. “Este setor é uma área como segurança altamente reforçada. Um cidadão só entra após passar por revista e detector de metais. Mas, as policiais brasileiras não estão engolindo essa ideia de segurança particular”, completa.
Ainda segundo o oficial, eventos como o Carnatal, que exige um emprego de aproximadamente 1.500 policiais por noite, credencia o Rio Grande do Norte a ser copiado por outros estados. Mesmo assim, a Polícia Militar do RN pretende sair na frente e colocar em prática o modelo que será usado na Copa o quanto antes.
Não por acaso, no próximo dia 29 de janeiro, quando América e ABC vão disputar o primeiro clássico do ano, a polícia já vai fazer um simulado. “O que eu temo é que algumas pessoas não gostem desse novo modelo, pois vamos fazer, por exemplo, contenção de ruas. Mas isso é importante para a população começar a sentir como será na Copa do Mundo”, reforça o tenente-coronel Zacarias Mendonça.

Nenhum comentário: