A SEGURANÇA EM SUAS MÃOS

A SEGURANÇA EM SUAS MÃOS
O DIA EM QUE A PM/RN PAROU!

terça-feira, 10 de abril de 2012

PM RN faz a custodia de "Che Guevara" no Giselda


*claro que não se trata de: Ernesto Rafael Gurvara de la Serna, o grande revolucionário CHE GUEVARA.

AFINAL, QUAL É O PAPEL DA POLÍCIA MILITAR DO RN?

            Após denúncias recebidas pela diretoria da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar do RN de que as viaturas que fazem o policiamento ostensivo estariam sendo deslocadas da sua área de patrulhamento para realizarem a custódia de presos internados no Hospital Giselda Trigueiro, nós que fazemos a ACSPMRN realizamos uma visita ao local para verificarmos a situação.

            A visita foi realizada por volta das 15:00 horas da tarde de ontem (09.04.2012) e o que vimos no local foi motivo de indignação para os policiais militares envolvidos no serviço realizado naquela unidade de saúde, bem como, por todos que fazem a ACSPMRN.
            Conforme preceitua a nossa Constituição Federal, a Polícia Militar tem a incumbência do policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública, atribuições essas que deveriam ser realizadas através de policiamento fardado (caracterizado) pelas ruas e avenidas da cidade para que inibisse o cometimento de ilícitos ou de qualquer outro ato que atentasse contra a ordem pública.
            Ocorre que no caso concreto não é esse o papel que a Polícia Militar vem realizando em nosso Estado, pois o que vimos no local foi um flagrante desvio de função da atividade policial militar que resulta em um agravamento do problema da falta de policiamento nas ruas de nossa cidade.
            Essa constatação resulta do fato de que se encontrava parada no hospital Giselda Trigueiro realizando a custódia de um preso a viatura de 914 que é responsável pelo policiamento do bairro: Cidade da esperança que fazendo ponto base no local deixa o bairro sem viatura! Sobrecarregando outra VTR a 924 que acumula o policiamento dos Bairros de: de Nazaré, Dix Sept Rosado, Cidade da Esperança, Cidade Nova e Nova cidade.
            Ou seja, se já não bastasse a reduzida frota de viaturas que realizam o policiamento em nossa cidade, a viatura responsável pelo policiamento de cinco bairros de nossa capital se encontrava parada no pátio da unidade de saúde deixando esses bairros totalmente desassistidos.
            Outro fato que chamou a atenção foi que a outra viatura que chagou para fazer a “rendição” da que lá se encontrava foi a viatura da Coophab que é responsável pelo policiamento da Coophab e do Planalto, dessa forma, constatamos que para a realização da custódia do preso que ali se encontra, a Polícia Militar deixou sete bairros com o seu policiamento comprometido.
            Na oportunidade da visita, se encontrava no local o sargento fiscal do 9º Batalhão, que perguntado pelos diretores da ACSPMRN acerca daquele tipo de custódia respondeu: “Que o policial estava fazendo papel de tapa buraco, já que aquilo não seria atribuição da PMRN, e que o local não dava condições para o serviço”.
            Outra autoridade que se encontrava no local era o senhor Veridiano Leocádio que é o presidente do Conselho Comunitário do bairro das Quintas, que relatou a falta de policiamento naquele bairro e o prejuízo trazido por aquele deslocamento do policiamento ostensivo.
            Além do desvio de função explícito que o caso demonstra, outro fato gravíssimo que contatamos no local foi a insalubridade encontrada, pois verificamos que o preso se encontrava com um “ferida exposta” que expõe os policiais a um grave risco de exposição a patologias nocivas a saúde, fato esse que inviabiliza a permanência de qualquer policial militar naquele local.
            A diretoria da entidade entende que os policiais militares devem ser empregados na real atividade que a Constituição Federal atribui a essa profissão, e que para isso, a ACSPMRN irar continuar vigilante em relação aos desvios de função existentes em nossa Coorporação.
 O Presidente do conselho comunitário do Bairro das Quintas disse ainda que estaria chamando uma reunião com TODOS os conselhos comunitários do Bairros prejudicados com a tal custódia e chamará também o CMT Geral da PM para que seja encontrada um solução para o caso.
 A ACS também irá procurar o CMT Geral ainda HOJE pra tratar do assunto que ainda se torna mais grave com outras denuncias de que a mesma pratica é também realizada em outras unidades de saúde de Natal! 

Um comentário:

Anônimo disse...

É por isso que os bandidos estão fazendo a festa na nossa cidade, pois o policiamento está cuidando de presos nos hospitais.

Isso é uma vergonha!