A SEGURANÇA EM SUAS MÃOS

A SEGURANÇA EM SUAS MÃOS
O DIA EM QUE A PM/RN PAROU!

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Caso de Cel Ezequiel.


Esteve ontem em Cel Ezequiel, cidade onde aconteceu uma tentativa frustada de explosão seguida de roubo de caixas eletrônico! E que acabou por ter os PMs de serviço no dia como maiores prejudicados no caso. A cidade que conta com 02(dois) PMs de serviço diariamente em escala de 24Hs por 48Hs de folga esta agora em situação ainda pior! Ao chegar ao posto policial encontrei dois policiais de serviço com armamento deficiente, sem coletes, sem VTR, sem estrutura nenhuma pra se fazer um policiamento onde se garanta a segurança da sociedade e a dos próprios policiais(...) nem de longe parecia uma cidade que a menos de 24Hs havia sido cede de uma ocorrência de grandes proporções(...) onde teve Policiais como refém e por pouco, muito pouco não acabou em tragédia.


OS PMs :

Conversei com os colegas e os mesmos informaram que a VTR(uma parati) a mesma que tomada pelos assaltantes havia sido baixada tendo em vistas os estragos causados na mesma durante a fuga dos bandido, o Armamento:02(pistolas) cal. .40 e 1(um) carabina cal. 12 ainda não tinha sido reposto ao destacamento assim como os coletes 02(dois) e a pistola TIZER que também que também foram levados. Segundo o Cmt do destacamento o SGT Lopes, ele esta providenciando os documentos para que esses equipamentos sejam repostos ao destacamento.

Procurei os 02 PMs vitimas da ocorrência: o SGT Estevam e o Soldado Wilson ambos não residem na cidade, então fui ao encontro dos mesmo na Cidade onde residem, também não consegue localizá-los(...), por telefone falei com o Sargento que me passou ter vivido momentos de terror nas mão dos bandidos, que a todo tempo falavam em executá-los e que chegou inclusive a ser agredido(...). Sobre a PM(instituição), o Sgt se mostrou muito triste e decepcionado, segundo ele até o momento não recebeu nem ao menos um telefonema de ninguém, muito menos uma visita, que pra não dizer que ninguém o procurou eles(ele e o Sd) foram procurados por um oficial da P2 ainda na delegacia e que o senhor oficial em todo tempo só demonstrava interesse em saber em qual circunstancia as arma deles e a VTR foram levadas, em momento nenhum foi perguntado sobre suas saúde e ou integridade física e mental, demonstrando assim, uma total falta de respeito a vida humana; falou também que já procurou assistência psicológica e que ele mesmo custeara esse acompanhamento aja vistas que não lhe foi oferecido pela instituição.

eu falei para o colega que a ACSPM/RN iria ajudar, não só a ele mais também ao soldado na questão do acompanhamento psicológico e também a questão jurídica, e que estávamos a disposição pra o que fosse preciso, o Sargento ficou muito grato a entidade por ter sido a única a ter lhe assistido até o momento.

Por volta das 10:00 da manhã de hoje(15) o Sd Wilson me ligou falou um pouco do ocorrido e agradeceu pela entidade(ACS) ter se colocado a disposição e disse me procurar posteriormente.


O CASO.

os policiais acabavam de chegar de um patrulhamento, quando encostaram a vtr um PM se entrou no posto policial e o outro ficou no posto de combustível ao lado do posto policial, foi quando o bando rendeu o PM que estava fora e em seguida o que entro no posto policial, com as armas dos dois PM e com ele de refem o bando se dirigiu até o caixa eletrônico do banco Bradesco que fica no centro da Cidade




explodiram o caixa eletronico mais no entanto não tiveram acesso ao cofre do caixa, mesmo com a grande explosão que segundo moradores com que conversei o estrondo acordou "todo mundo" muito moradores ainda viram os bandidos se evadindo apos ver que não tinham obtido sucesso no assalto.



estive no local(caixa) o caixa ainda estava coberto com um plastico preto, segundo moradores a pericia tinha acabado de sair.




A FUGA.

com os PM como reféns os bandidos fugiram em direção ao Estado da Paraíba, abandonando os policiais em um distrito da Cidade de Cuité-PB chamado Melo, algemados em uma cerca seme-nús, os PMs tiveram que quebrar a cerca e sair em busca de socorro o que não foi fácil de obter considerando as circunstancias, tendo que bater em varias portas pra poder serem socorrido o que só aconteceu depois que um morado(trancado dentro de casa) ligou pra Policia e só ai ficou sabendo do que se tratava e abriu a porta e socorreu os policiais, oferecendo-lhes roupa e abrigo, pra só então chegar a PM, primeiro a da Paraíba que segundo os colegas foram nota 10 no apoio e na assistência aos Policiais e depois chegou os Colegas do RN que ja estavam na busca dele.

Nenhum comentário: