A SEGURANÇA EM SUAS MÃOS

A SEGURANÇA EM SUAS MÃOS
O DIA EM QUE A PM/RN PAROU!

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

TRATAMENTO DESIGUAL ENTRE PM E PC


Policiais querem viaturas com ar condicionado



Em tempos de internet e redes sociais, as opiniões e informações tem uma velocidade surpreendente. Faz tempo em que a tropa vivenciava calada as auguras da profissão de policial. Hoje, temos site, blogs e redes sociais onde o policial pode estravazar em forma de depoimentos o que desejar, sem ter a preocupação de ser punido, pois estão apoiados na Constituição que prevê a livre manifestação do pensamento.

Pois bem, um assunto que tem tomado destaque foi um questionamento do diretor da ACS Flávio Gama em relação ao tratamento desigual que percebe-se em relação a PM e a PC do Espírito Santo, confira trecho da entrevista:

Nesta semana o secretário de Segurança Pública entregou 183 novas viaturas à PM e nenhuma delas tem ar condicionado, já as viaturas da PC têm ar condicionado. Quero ver o secretário ficar dentro de uma viatura o dia todo sem ar condicionado. Passamos o dia todo com uma farda chumbão de manga e com colete no calor e sem ar. Vamos entregar uma denúncia ao Ministério Público em relação a isso.

Para ver a entrevista na íntegra, clique aqui.

A informação em tom de declaração e desabado de Gavo ganhou as redes sociais e a revolta de vários policiais que também não concordam com esse tratamento por parte do Estado.


Em uma rede social, entre as várias opiniões, uma delas destaca que o problema é a falta de união na PM. Será?:

Hoje conversando com um Delegado, ele comentou sobre isso. Ele disse que não compreende como a PM aceita trabalhar com viaturas sem ar condicionado. Nós que vivemos essa realidade, se pensarmos um pouquinho, entenderemos o porquê.

É nítida a união dentro da Polícia Civil, é outro mundo. Os Delegados, em sua grande maioria, entendem a Polícia Civil como única, o que eles querem pra eles, eles querem para todos e é aí que a coisa funciona. Na PM as coisas funcionam bem só de um lado. Se o ar condicionado for pra viatura de comandate é justo e necessário, se for pra viatura de patrulha é desnecessário e absurdo. O pensamento é esse, infelizmente.

Não pensem que o Governador ou o Secretário de Segurança são contra aquisição de viaturas com ar condicionado pra PM, até acredito que nem seria necessário brigar por isso, era só ter solicitado que certamente seria atendido. O problema é interno e vem lá de cima.

Postou um internauta que não terá seu nome divulgado.

Outra opinião esclaresse:

Aqui no 6 BPM estamos falando sobre isso direto, ar condicionado não é luxo, é necessidade. Nos países frios as viaturas tem aquecedor, nos países quentes tem que ter ar, é lógico, só não se preocupa com isso quem não trabalha na rua, se vc ver vtr rodando no sol é porque está sendo obrigada a atender ocorrência, fora isso vai estar parada numa sombra ou dentro de algum lugar com ar condicionado.

Outro militar levantou que a questão seria interna:

O problema é a falta de representação institucional, pois quem opina sobre a compra das VTRs não está na rua, mas sim dentro de um Gabinete com ar condicionado no máximo!!!!

Ah só para esclarecer, a SESP atende aos pedidos das instituições, não os formula.


Em Cachoeiro, mais conhecida como a anti sala do inferno, rss. O policial sofre com essa farda chumbão, colete e acessórios. Roda 12 horas dentro de um vtr sem ar condicionado. Ao final do plantão está se arrastando e mais cansado do que deveria.

Outra opinião incita e convida o Secretário de Segurança:

Quero convidar o Secretário de Segurança do Espírito Santo e o Cmt Geral da PM para passar 12 horas - de 8:00 as 19:00 dentro de uma vtr aqui em Cachoeiro de Itapemirim. Assim sentirão na pele oque passam os policiais que levam essa PM nas costas. Policiais dão o sangue nas ruas, atendendo mais de mais de 100 ocorrências por turno, média de mais de 20 ocorrências por vtr. dentro de um microondas conhecido por vtr. CHEGA DE DESCASO! QUEREMOS MELHORES CONDIÇÕES PARA TRABALHAR!


Pelo que vimos o assunto rende e esperamos que fomente discussões dentro da PM da necessidade em se melhorar as condições de trabalho do policial. Como disse um dos companheiros, ar condicionado não é luxo, é necessidade. Há um desgaste muito maior um policial trabalhar 12 horas dentro de uma viatura com uma farda cinza pesada, com colete e acessórios e sem ar condicionado. Na verdade isso é uma verdadeira tortura.

É bom lembrar que toda repartição pública os funcionários contam com ar condicionado. Seria justo as VTRs possuírem também, pois cada viatura é como se fosse uma repartição móvel, que leva atendimento ao cidadão onde ele estiver e necessitar do trabalho da polícia.

Esperamos que a PM e a SESP-ES reveja esta posição e passe a adquirir, como na Polícia Civil, viaturas com ar condicionado para o melhor desempenho do trabalho dos policiais militares.

SD Almança
Editor pec300.com

Nenhum comentário: